Ivo Cassol demonstra preocupação com custo do trem-bala



Em pronunciamento no Plenário, o senador Ivo Cassol (PP-RO) se disse preocupado com o valor a ser investido na implantação do trem de alta velocidade (TAV), conhecido como trem-bala, entre as cidades de Campinas (SP) e Rio de Janeiro (RJ). Segundo o senador, a experiência internacional mostra que, em geral, as despesas são maiores que a previsão inicial com as obras desse tipo de transporte.

- O projeto executivo não existe; só existe, na verdade, o projeto básico no papel. Pela experiência de outros países, em 258 obras de tal magnitude, mais de 240 obras estouraram seu orçamento em mais de 40% do valor contratado - alertou.

O senador registrou a realização de audiência pública nesta terça-feira para discutir a Medida Provisória que autoriza a União a oferecer garantia para financiamento de até R$ 20 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao consórcio que construirá o trem. A MP 511/2010 deve ser votada pelo Senado nesta quarta-feira (13).

Ivo Cassol registrou que, apesar de fazer parte da base do governo e de trabalhar para dar à presidente Dilma Rousseff condições de colocar em prática projetos de interesse nacional, considera o valor alto em uma época de cortes no orçamento.

- Nós temos hoje dificuldades de cumprir com as emendas já empenhadas com os municípios e estados brasileiros; foram contingenciados mais 50 bilhões de reais - afirmou Cassol.

O senador lembrou que é preciso investir em estradas, aeroportos e estádios para a Copa do Mundo de 2014.

Desarmamento

Sobre a proposta de realização de um plebiscito nacional sobre o comércio de armas de fogo, apresentada nesta terça-feira pelo presidente do Senado, José Sarney, Ivo Cassol afirmou que o povo brasileiro já decidiu no referendo realizado em 2005. O senador se disse contrário ao plebiscito e defendeu o controle das fronteiras para evitar a entrada ilegal de armas no Brasil.



12/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia demonstra preocupação com projeto do trem-bala

Senadores manifestam preocupação com investimentos no trem-bala

Senado aprova MP do trem-bala

Aprovada admissibilidade da MP do trem-bala

Plenário vota MP do trem-bala

MP do trem-bala chega ao Senado