Jader Barbalho depõe na próxima quarta-feira



O presidente licenciado do Senado, Jader Barbalho (PMDB-PA), irá depor na próxima quarta-feira (dia 29), às 10 horas, aos integrantes da comissão especial do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar que investiga denúncias contra ele. A informação foi confirmada pelo coordenador dos trabalhos da comissão, senador Romeu Tuma (PFL-SP), que disse que o depoimento - no gabinete de Jader - será reservado aos membros da comissão e aos demais senadores do conselho.

Segundo Tuma, o depoimento foi acertado por intermédio de outro integrante da comissão, senador João Alberto (PMDB-MA), que entrou em contato com Jader para comunicar o interesse e a necessidade da comissão de ouvi-lo sobre os assuntos que vêm sendo apurados, como os casos de desvio de dinheiro do Banco do Estado do Pará (Banpará) e da possível emissão fraudulenta de títulos da dívida agrária (TDAs).

- Acredito que a data para ouvir o senador Jader seja boa, pois, com mais alguns dias, teremos uma boa projeção dos dados que estão sendo levantados pelos técnicos do Banco Central nos relatórios elaborados pelo próprio BC sobre o caso Banpará - disse Tuma, explicando que, até a data da reunião com Jader, os técnicos já deverão ter preparado um quadro comparativo com os dados encontrados e as possíveis contradições.

Ele afirmou também que a comissão já tem indícios que apontam para a necessidade de uma investigação mais aprofundada sobre a possível participação de Jader em irregularidades. Esses mesmos indícios servirão de subsídio para os questionamentos a serem feitos ao senador, completou Tuma.

Sobre o mesmo assunto, o senador Jefferson Péres (PDT-AM), que também compõe a comissão, esclareceu que não é possível afirmar-se que existam "fortes indícios" contra Jader no caso Banpará, pois os levantamentos ainda estão sendo feitos, mas adiantou que já está comprovada a participação de Jader em transações financeiras do banco.

- O que não quer dizer que houve prática de crime, frisou Jefferson.

Mesmo considerando que o depoimento de Jader é importante para os trabalhos de investigação, Jefferson disse que o mesmo não é "fundamental" para as conclusões do processo. Segundo o senador, a comissão terá condições de elaborar um relatório que indique ou não a participação de Jader em esquemas fraudulentos com dinheiro público, baseada nas análises e apurações que vem fazendo.

Já a senadora Heloísa Helena (PT-AL), que integra o Conselho de Ética, considera que o depoimento de Jader é fundamental para o processo, pois os membros do colegiado precisam ouvir do próprio senador a sua versão sobre os fatos denunciados.

22/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Posse de Jader Barbalho está marcada para esta quarta-feira

Jader Barbalho toma posse na próxima semana

JUIZ ENVOLVIDO NO CASO ENCOL DEPÕE QUARTA-FEIRA NA CPI

Sílvio Pereira depõe na CPI dos Bingos nesta quarta-feira

JADER QUER CPI DOS BANCOS INSTALADA NA PRÓXIMA QUARTA

JUIZ ENVOLVIDO NO CASO ENCOL DEPÕE NESTA QUARTA-FEIRA NA CPI