Jader diz que sessão foi convocada para atender oposição



O presidente do Senado, Jader Barbalho (PMDB-PA), afirmou nesta quinta-feira (dia 10) que convocou o Congresso para a leitura do requerimento de criação da CPI da Corrupção atendendo a pedido da própria oposição no sentido de que a matéria não ficasse para a próxima semana. Ele afastou a hipótese de participação em acordo com as lideranças governistas para impedir a criação da comissão.

- Considero-me injustiçado pela versão de participar numa "armação". Apenas atendi aos apelos dos primeiros signatários da proposta, que são da oposição. Tudo foi feito dentro do Regimento e atendendo a oposição. Fiz o que os signatários me solicitaram - ressaltou.

Em coletiva concedida logo após a realização da sessão, Jader esclareceu que agora só existem duas alternativas para a CPI: ou a instalação da comissão, ou o arquivamento do pedido, o que acontecerá caso o quorum constitucional seja afetado pela retirada de assinaturas. Segundo informou, nesta fase do processo o Regimento não permite mais a devolução do pedido ao autor.

- Não estamos fazendo qualquer concessão, apenas cumprindo o Regimento. Não se trata também de interpretar o Regimento pela primeira vez, e sim de posição orientada por decisões anteriores - assegurou.

Licença

O senador confirmou que está se licenciando da presidência do PMDB e disse que considera esta fórmula como uma "homenagem" dos companheiros de partido. Ele reiterou que não pretende retomar o posto, do qual gostaria de já ter se afastado, por considerá-lo incompatível com as funções de presidente do Senado.

10/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


SESSÃO DO MÍNIMO JÁ ESTÁ CONVOCADA PARA DIA 26, DIZ ACM

SESSÃO DO MÍNIMO JÁ ESTÁ CONVOCADA PARA DIA 26, DIZ ACM

Cancelada a sessão do Congresso convocada para votar vetos nesta quinta-feira

CONVOCADA SESSÃO CONJUNTA DO CONGRESSO

Jader anuncia sessão do Congresso para apreciar LDO

Heloísa Helena: oposição não negocia com Jader