Heloísa Helena: oposição não negocia com Jader
Heloísa Helena disse ainda que não se encontrou com o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) para tratar do assunto. Ela afirmou que o Conselho de Ética não pode eximir-se de investigar as denúncias de envolvimento de Jader Barbalho em corrupção. Em sua companhia, o senador Paulo Hartung (PPS-ES) afirmou que as acusações contra Jader são gravíssimas e que é preciso esperar pela ação do senador pelo Pará.
Hartung avaliou que, independentemente do procedimento do presidente do Senado - pedido de licença ou renúncia -, é preciso esclarecer, entre outros, o caso Banpará, que se relaciona com desvio de recursos públicos. Tanto Hartung quanto Heloísa Helena revelaram esperar um pronunciamento de Jader sobre a convocação da Comissão Representativa para apurar as acusações de corrupção.
Comissão Representativa
O deputado federal Walter Pinheiro (PT-BA), líder do PT na Câmara dos Deputados, apresentou requerimento ao vice-presidente da Comissão Representativa do Congresso Nacional, deputado Nilton Capixaba (PTB-RO), solicitando que a comissão seja convocada para apurar os indícios de envolvimento de Jader Barbalho em desvio de verbas públicas.
Segundo Pinheiro, a situação agrava-se perante a sociedade, e o Congresso Nacional encontra-se imobilizado, "em um vazio de poder". O deputado explicou também que um eventual pedido de licença paralisará as investigações do Conselho de Ética sobre a possível quebra de decoro parlamentar por parte de Jader Barbalho.
19/07/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Heloísa Helena: ida de Jader ao STF demonstra interesse protelatório
Heloísa Helena: Oposição vai ficar unida em torno de Jefferson
Heloísa Helena comemora vitória da oposição na votação da MP da dívida rural
Heloísa Helena: Bloco Oposição é contra o adiamento das eleições no Congresso
HELOÍSA HELENA DIZ QUE OPOSIÇÃO NÃO DISPÕE DE MEIOS JUDICIAIS PARA INTERROGAR
HELOÍSA HELENA: BLOCO OPOSIÇÃO NÃO ACEITA INDICAÇÃO DE TEREZA GROSSI