Jarbas Vasconcelos comenta ações de sua gestão no governo de Pernambuco



O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) fez uma análise em Plenário, nesta segunda-feira (10), da sua gestão no governo de Pernambuco entre janeiro de 1999 e março de 2006, recordando que assumiu um estado, à época, com graves problemas de desenvolvimento. Eleito duas vezes governador antes de ocupar uma vaga no Senado, Jarbas Vasconcelos lembrou que há nove anos Pernambuco amargava uma fase de indicadores negativos, perdendo investimentos para estados vizinhos, como Ceará e Bahia.

Segundo ressaltou, os programas administrativos e sociais implantados em seu governo, como o Complexo Industrial e Portuário de Suape e o Porto Digital, "melhoraram os índices econômicos e resgataram a auto-estima dos pernambucanos, cujo amor-próprio estava no fundo do poço".

Jarbas Vasconcelos atribuiu a reversão desse cenário à montagem de uma eficiente equipe de trabalho, cuja plataforma de atuação se baseou em oito linhas: equilíbrio das finanças, modernização da gestão estatal, planejamento descentralizado, requalificação de infra-estrutura, qualificação profissional, combate à pobreza rural, atração de investimentos e apoio à base produtiva já existente no estado.

O peemedebista citou como exemplo de êxito de sua gestão descentralizada o Programa Governo nos Municípios. Tal iniciativa permitia às lideranças da sociedade civil de cada microrregião definir as ações e as obras que consideravam estratégicas para o desenvolvimento local.

Em relação a Suape, Jarbas Vasconcelos afirmou que três grandes empreendimentos no estado puderam ser viabilizados a partir da sua concretização: a Refinaria Abreu e Lima, que está sendo construída em parceria com a estatal PDVSA (Petróleos de Venezuela S.A.), o Estaleiro Hemisfério Sul e o Pólo de Poliéster.

No campo social, assinalou a implantação do Projeto Renascer, de combate à pobreza rural.

-Esse projeto teve como estratégia incentivar e empreender a concepção do desenvolvimento local, com o objetivo de superar a vulnerabilidade dos segmentos mais pobres - explicou.



10/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jarbas Vasconcelos atribui baixo crescimento da economia do país a má gestão

Jarbas Vasconcelos faz criticas ao governo e defende Lei de Responsabilidade Fiscal

Jarbas Vasconcelos diz que governo tenta impedir CPI com pressão e ameaça

Jarbas Vasconcelos faz duras críticas ao governo de Dilma Rousseff

Jarbas Vasconcelos diz que Carlos Minc é "o mais novo aloprado do governo"

Jarbas Vasconcelos critica reforma tributária proposta pelo governo