Jayme Campos anuncia início de campanha contra aftosa no Mato Grosso
O senador Jayme Campos (DEM-MT) comunicou em Plenário, nesta quinta-feira (3), o início da campanha de vacinação contra a febre aftosa em seu estado.
Citando dados dos Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), Jayme Campos informou que serão imunizadas, na primeira etapa da campanha, 12,5 milhões de cabeças, com idade entre zero e 24 meses, do rebanho bovino total do estado de 29 milhões de cabeças.
O senador informou que até novembro será completada a vacinação do restante do rebanho, visto que, nesta primeira etapa, as fazendas do Pantanal, por exemplo, serão deixadas de lado em razão do período das águas, quando há dificuldade de acesso aos pastos.
Jayme Campos destacou o fato de que em 2011 99,76% do rebanho mato-grossense foi vacinado contra a febre aftosa. Com relação a esse resultado, ele se disse especialmente gratificado, uma vez que foi durante seu governo, na década de 90, que o Mato Grosso deu início a campanhas maciças de vacinação contra essa doença.
— Eram outros tempos, mais difíceis, mas mesmo assim empreendemos um gigantesco esforço no sentido de abrir nosso mercado de carnes para a exportação — lembrou.
Em seu pronunciamento, Jayme Campos se referiu ainda ao ótimo desempenho de seu estado no setor do agronegócio. Atualmente, ressaltou, o Mato Grosso é o maior produtor de soja e de algodão do país; o estado ocupa também a segunda posição nacional nas exportações do agronegócio, sendo superado apenas por São Paulo.
O senador destacou também o caráter moderno e inovador que a atividade agropecuária tem em seu estado, onde é encarada como ferramenta indispensável para o progresso, não mais como fator de concentração de riquezas, mas sim como fator de inclusão social e distribuição de renda.
03/05/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jayme Campos anuncia aprovação de projeto de federalização de estradas do Mato Grosso
Campanha de vacinação contra febre aftosa no Mato Grosso começa nesta quarta-feira (3)
Jayme Campos pede fim da insegurança no Mato Grosso
Jayme Campos diz que, sem gás, Mato Grosso sofrerá "apagão"
Jayme Campos diz que, sem gás, Mato Grosso sofrerá "apagão"
Jayme Campos critica atendimento da saúde no Mato Grosso