Jayme Campos aponta sucesso do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste
O senador Jayme Campos (DEM-MT) relatou em Plenário, nesta quinta-feira (8) encontro da bancada do estado com Marcelo Dourado, diretor da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). O senador se disse entusiasmado com a notícia de que o Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO), destinado ao fomento das atividades econômicas da região, foi o fundo que mais cresceu no país em 2011, rendendo um valor superior a 24% – mais de R$ 5 bilhões. Os recursos, disse, deverão ser utilizado na administração do Plano Regional de Desenvolvimento do Centro-Oeste e impulsionar a Sudeco.
- Para dinamizar a economia local, diminuir as desigualdades regionais e sociais, impulsionar o desenvolvimento de maneira sustentável e equalizada no contexto regional, a Sudeco seguirá a lógica da criação de tecnologias modernas que incluam os pequenos e grandes negócios locais e a força de trabalho, rural ou urbana, que chega ao mercado. Além disso, gerenciará o Programa da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno – detalhou.
O parlamentar informou que o FDCO está habilitado a receber recursos do exterior, especialmente de bancos estrangeiros, e que já há países interessados, a exemplo de Portugal, Japão, Itália e Emirados Árabes.
Jayme Campos apontou os inúmeros gargalos de infraestrutura em seu estado, particularmente a situação precária de rodovias e ferrovias. Mas lembrou que o governo anunciou a construção da ferrovia Centro-Leste, ligando o estado de Goiás, a partir do município de Lucas de Rio Verde, com uma variante indo até a Rondônia e se integrando à ferrovia Norte-Sul. Campos observou ainda que o estado tem contribuído para o superávit da balança comercial do país.
– O Mato Grosso é o maior exportador de soja, o segundo em rebanho bovino e o segundo na produção de algodão – destacou, pedindo a atenção do governo federal.
Jayme Campos ressaltou ainda que a conclusão da BR-163, que irá ligar o norte de Mato Grosso ao Pará, também servirá para escoar a produção agrícola e pecuária pelo Porto de Santarém.
08/03/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jayme Campos: Cuiabá é a capital do Centro-Oeste com o pior trânsito
CDR debate criação do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste
Aprovada MP que regulamenta Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste
Aprovado aumento de recursos do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste
Rollemberg comemora regulamentação do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste
Comissão aprova relatório da MP do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste