Jayme Campos homenageia Dante de Oliveira



Em discurso em Plenário, nesta quinta-feira (5), o senador Jayme Campos (DEM-MT) prestou uma homenagem ao ex-governador do Mato Grosso, Dante Martins de Oliveira, pelo aniversário de um ano de sua morte.

Destacando a militância política de esquerda do ex-governador, Jayme Campos afirmou que "Dante deixou a vida como um baluarte da democracia, não tendo seu desaparecimento encoberto suas falhas e equívocos, mas revestido sua obra com o manto da História, para o qual os erros são apenas uma etapa da evolução". Dante, acrescentou o senador, foi um vanguardista cuja coragem e ousadia o distinguiram da maioria dos políticos de sua geração.

- Dante acreditou num sonho e fez dele as asas de seu próprio ideal. Por isso, Mato Grosso e o Brasil reverenciam-no como o "Homem das Diretas Já": um sopro de esperança e alegria que iluminou caminhos no crepúsculo da ditadura militar- disse.

Eleito deputado federal em 1982, Dante de Oliveira apresentou uma emenda restabelecendo as eleições diretas para presidente da República que deveriam se realizar em 15 de novembro de 1984. A matéria foi derrubada em votação no Plenário da Câmara dos Deputados. Tal resultado, porém,acentuou fissuras no partido governista e abriu o caminho para a vitória de Tancredo Neves no Colégio Eleitoral em 15 de janeiro de 1985.

Em apartes, os senadores Mão Santa (PMDB-PI), Serys Slhessarenko (PT-MT), Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) e Efraim Morais (DEM-PB) manifestaram seu apoio ao pronunciamento de Jayme Campos.



05/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney homenageia Dante de Oliveira e rememora luta pela redemocratização

PARA JÚLIO CAMPOS, HÁ RAZÕES PARA IMPUGNAR MANDATO DE DANTE DE OLIVEIRA

Jayme Campos homenageia Várzea Grande

Jayme Campos homenageia militância partidária

Jayme Campos homenageia o Grupo Gazeta de Comunicação

Jayme Campos homenageia cidade de Várzea Grande (MT)