Jayme Campos nega possibilidade de o DEM se unir ao PMDB




"Acabou-se a especulação de que eventualmente o DEM poderia ser fundido ao PMDB." Com essa afirmação, o senador Jayme Campos (DEM-MT) refutou em plenário, nesta quarta-feira (17), os boatos de que os dois partidos estariam negociando sua união. Ele acrescentou que uma reunião do DEM realizada na terça-feira afastou de vez a hipótese.

- Tenho orgulho de minha filiação partidária. Não admito qualquer alusão à extinção do DEM. Porque estamos falando de um patrimônio inegociável de expectativas e de sonhos, de gente comum que depositou seu voto de confiança em nossa legenda - disse.

Jayme Campos defendeu que o Democratas precisa ser revitalizado e se preparar para as eleições de 2012, buscando eleger um grande número de prefeitos e vereadores, e ao mesmo tempo ter um projeto também para 2014. Ele argumentou que o DEM sai da eleição menor em termos numéricos, mas não no tamanho dos compromissos com o Brasil, nem na fé que devota à democracia e aos princípios do partido.

Para o senador, a democracia é o "único regime que permite aos vencidos entoar suas convicções com a mesma força e dignidade dos vencedores". Para Campos, a vitalidade desse sistema político reside, justamente, na garantia de espaço à oposição.

- Perder uma eleição não representa vergonha ou humilhação. Significa, ao contrário, tombar gloriosamente diante da manifestação da maioria - afirmou.

Para Campos, falar em incorporação a outra agremiação seria manchar a trajetória dos líderes do DEM e apagar por covardia "o legado de quem empunha a flâmula da ética nas relações políticas deste País".

- Não podemos nos esquecer de nossas origens - defendeu, lembrando que os verdadeiros democratas são os militantes e simpatizantes que não precisam de cargos ou benesses do Estado e que acreditam no sentido moral das propostas do partido.

Em aparte, o senador Antonio Carlos Júnior (DEM-BA) reconheceu que o Democratas teve alguns revezes, mas disse que o partido vai se fortalecer, uma vez que sua estrutura não foi abalada.



17/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jayme Campos nega aumento de desmatamento em Mato Grosso

Para Mão Santa, PMDB deve se unir ao povo e não ao governo

Renan diz que PMDB tem mais 24 horas para se unir e evitar disputa entre ele e Sarney

Jayme Campos anuncia apoio do DEM a Wilson Campos em Cuiabá

Jayme Campos: hospitais públicos parecem campos de concentração

Mantega nega possibilidade de ajuste nos preços dos combustíveis devido a alta do dólar