Para Mão Santa, PMDB deve se unir ao povo e não ao governo



Contrariado com a crise vivida por seu partido, o senador Mão Santa (PMDB-PI) pregou nesta terça-feira (23) que o PMDB se una ao povo e não, numa "busca tresloucada" por cargos, ao governo. Para enfatizar sua opinião, ele citou Rui Barbosa durante crise semelhante em seu tempo: "Não troco a trouxa das minhas convicções por um ministério". Em seguida, o senador emendou: "Escutai, PMDB, a voz rouca das ruas".

Mão Santa assinalou que o PMDB elegeu mil prefeitos em todo o país, é a maior bancada do Senado e diz que não tem candidatos fortes à Presidência da República.

- Time que não entra em campo não ganha. O partido tem que lutar pelo poder, mas não o poder pelo poder e sim para poder servir - afirmou. Ele também condenou os almoços e jantares promovidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com as lideranças peemedebistas.

- Parece que o governo quer cooptar o partido. Comigo não adianta almoço e jantar, aliás, esse governo não tem acertado com comida. O Fome Zero não resolveu o problema da fome e só ficou com a nota zero - ironizou.

Em aparte, o senador Magno Malta (PL-ES) disse que não poderia comentar problemas internos do PMDB, mas citou um trecho da Bíblia segundo o qual "uma casa dividida não subsistirá". O senador Maguito Vilela (PMDB-GO) lembrou que há mais de oito anos luta para que o partido tenha candidato próprio à Presidência da República. Para ele, é possível apoiar o governo sem ocupar cargos, "até porque temos ministro mas não participamos das decisões". O senador Papaléo Paes (PMDB-AP), por sua vez, afirmou que o PMDB está a reboque e atua como um partido de aluguel, sem um posicionamento firme em relação à governabilidade.



23/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa: PMDB não deve votar contra o povo em troca de ministério

Renan diz que PMDB tem mais 24 horas para se unir e evitar disputa entre ele e Sarney

Mão Santa diz que população de Brasília deve resgatar os exemplos de JK e do 'povo que construiu a capital'

Jayme Campos nega possibilidade de o DEM se unir ao PMDB

Mão Santa comemora criação de bloco de senadores do PMDB para oposição ao governo

Augusto Botelho: Governo deve chamar o povo para o combate à inflação