Jayme Campos: projeto que exige informações sobre calorias em rótulos de refrigerantes recebe apoios
O senador Jayme Campos (DEM-MT) registrou em Plenário, nesta quinta-feira (21), o recebimento de ofício do Ministério Público de São Paulo elogiando proposição de sua autoria (PLS 196/07) que determina a especificação nos rótulos das garrafas de refrigerantes do valor calórico dessas bebidas.
Na mesma carta, assinada pela promotora de Justiça, Débora Pierri, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Consumidor, foi anexado relatório de uma consulta pública realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a regulamentação da "propaganda, publicidade, divulgação e promoção" de alimentos com quantidades elevadas de açúcar e gordura.
Ressaltando o objetivo de seu projeto de combater os efeitos danosos da publicidade indiscriminada de alimentos calóricos sobre a saúde pública, especialmente de crianças e adolescentes,Jayme Campos citou pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada entre 2002 e 2003, apontando índices alarmantes de sobrepeso entre os jovens brasileiros.
- Na distribuição desta estatística por estrato regional, verifica-se que quanto maior o acesso à propaganda e mais desenvolvido for o território, tanto mais severo será o número do sobrepeso - alertou.
Em apartes, os senadores Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), Mão Santa (PMDB-PI) e Augusto Botelho (PT-RR) manifestaram seu apoio ao pronunciamento de Jayme Campos.21/06/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jayme Campos defende menção do teor calórico nos rótulos dos alimentos
Projeto exige advertência em rótulos de alimentos com tartrazina
Jayme Campos exige melhoria em infraestrutura e logística no campo
CCT vota projeto que exige informações sobre valor calórico de produtos na propaganda
Jayme Campos propõe obrigatoriedade de informações em braile em restaurantes
Pronto para votação projeto que exige informações sobre impostos embutidos no valor da mercadoria