Jayme Campos quer dólar fixo para proteger setor rural



O senador Jayme Campos (DEM-MT) propôs em discurso que o governo adote uma política de dólar fixo e exclusivo para o setor rural, a seu ver único caminho capaz de proteger os agricultores das variações de moeda.

Depois de lembrar que a área rural é responsável pela metade das exportações nacionais, o senador afirmou que "não dá mais para plantar" com o dólar cotado a 3 reais e vender com dólar a 2 reais, como ocorreu na última safra.

- Uma banda fixa do dólar para o agronegócio seria um seguro cambial para os produtores rurais. O Brasil precisa, pelo menos, proteger seus produtores do vírus corrosivo do mercado globalizado, que não planta, não ara e não colhe. Mercado esse que só quer extrair lucro do suor alheio - afirmou o senador por Mato Grosso.

Jayme Campos observou que na Europa e nos Estados Unidos é comum o governo subsidiar certos segmentos da agricultura. Assim, regras claras e política mais estável para nossos produtores são uma obrigação do Estado brasileiro. "A agricultura vive de ciclos e não consegue se adaptar rapidamente às conveniências macroeconômicas", sustentou.

Por tudo isso, o senador entende que a Medida Provisória 372/07, que trata de renegociação de dívidas rurais, aprovada pelos senadores nesta quarta-feira (22),"não é uma dádiva nem um presente, mas uma correção necessária para que o setor rural não entre em colapso". Ele pediu ao governo que se mobilize pela aprovação da medida na Câmara, para onde ela retornou por causa de modificações feitas pelos senadores.

Em aparte, a líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), informou que a MP foi discutida nesta quinta-feira (23) durante reunião do Conselho Político do governo e há interesse em votá-la com urgência.

Jayme Campos foi apoiado, também em apartes, pelos senadores Leomar Quintanilha (PMDB-TO) e Romeu Tuma (DEM-SP).

23/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jayme Campos quer um PAC voltado para o interior do país

Jayme Campos quer agência reguladora para transações imobiliárias rurais

Jayme Campos quer brigada nacional para combater incêndios florestais

Jayme Campos quer punição para empresas com alto índice de mortes no trabalho

Jayme Campos quer agência reguladora para transações comerciais de imóveis agrários

Mantega promete medidas para proteger real: “Não vamos permitir que o dólar derreta”