Jayme Campos repudia ato de racismo contra artistas brasileiros



Ao registrar a comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado nesta quinta-feira (20), o senador Jayme Campos (DEM-MT) repudiou o ato de racismo de que teriam sido vítimas o sambista brasileiro Dudu Nobre e sua esposa, a dançarina Adriana Bombom, por tripulantes da companhia aérea American Airlines.Conforme foi divulgado na imprensa, o casal teria sofrido agressões verbais pelos funcionários da companhia quando retornava ao Brasil num vôo que partiu de Nova York com destino ao Rio de Janeiro.

- O racismo não é lícito e tampouco moral. Tais fatos devem ser apurados com rigor pela Polícia Federal por se tratar de um crime vergonhoso, previsto em nosso Código Penal - afirmou.

Campos assinalou que muito já se fez para combater o racismo, mas, a seu ver, a luta contra a discriminação racial ainda está por ser vencida. O senador citou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que constatam que 13,4% dos habitantes que possuem curso superior são brancos e apenas 4% são negros. Além disso, prosseguiu ele, dos 14 milhões de analfabetos, nove milhões são negros ou pardos.

O senador disse também que, segundo o IBGE, a diferença nos rendimentos médios percebidos por negros e pardos, em relação aos brancos, chega à casa dos 50%. A mesma tendência, acrescentou Jayme Campos, se constata nos grupos com escolaridade superior, onde o negro recebe até 40% menos por hora trabalhada. Na avaliação do senador, falta o governo e a sociedade construírem pontes estratégicas para que haja a integração racial no Brasil.

Em aparte, o senador Paulo Paim (PT-RS) renovou o pedido à Câmara dos Deputados para que vote logo o Estatuto da Igualdade Racial. O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), por sua vez, disse que Barack Obama não baseou na cor da pele a sua campanha à Presidência dos Estados Unidos. Ele defendeu ações que levem os negros brasileiros a alcançar avanços sociais.



20/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Petróleo é de todos os brasileiros, diz Jayme Campos

Jayme Campos: falta de infraestrutura e corrupção preocupam os brasileiros

Jayme Campos propõe levantamento cultural e genético com brasileiros que chegaram aos 100 anos

QUINTANILHA REPUDIA ACUSAÇÃO CONTRA SIQUEIRA CAMPOS PUBLICADA POR "VEJA"

Jayme Campos quer ações do Estado contra o 'bullying'

Jayme Campos sugere criação de brigada nacional contra incêndios