Jayme Campos se compromete a defender interesses municipais durante seu mandato
Em discurso no Plenário nesta quinta-feira (12), o senador Jayme Campos (DEM-MT) se comprometeu a defender os interesses dos municípios brasileiros durante os oito anos de seu mandato. Ele pediu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpra a promessa feita aos prefeitos da 10ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios de aumentar em um ponto percentual - para 23,5% - os repasses para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
- Espero que seja cumprida: 90% dos municípios estão quebrados, muitos já estão almoçando a janta. Os prefeitos, lamentavelmente, já estão cheios das mentiras e de tapeações praticadas pelo governo federal - disse.
Ao declarar-se municipalista, o senador disse que o Congresso Nacional e o governo federal têm a responsabilidade de mudar a situação das cidades do país. Jayme Campos opinou que os parlamentares não podem permitir que o setor público municipal vá à falência. O senador ressaltou que a população brasileira precisa ter serviços públicos de saúde, educação e saneamento básico de boa qualidade.
Jayme Campos sugeriu que, quando o governo federal propuser novamente a prorrogação da CPMF, seja instituído que 30% do que o imposto arrecada seja transferido para os estados, e 20% para os municípios, para que aumentem os investimentos na área de saúde.
Em apartes, os senadores Edison Lobão (DEM-MA), Ideli Salvatti (PT-SC) e Efraim Morais (DEM-PB) elogiaram o pronunciamento do colega. Ideli ressaltou a importância de investimentos públicos em saneamento básico. Efraim reclamou do excesso de medidas provisórias editadas pelo Poder Executivo. E Edison Lobão concordou que os municípios precisam de mais atenção do governo federal.
12/04/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Osvaldo Sobrinho assume mandato no lugar de Jayme Campos
Leoni acusa Ecad de não defender interesses dos autores
Tourinho pede apoio do Congresso à defesa dos interesses municipais
Vanessa Grazziotin diz que bancada do Amazonas está unida para defender interesses do estado
Consumidores de energia elétrica podem ter órgão específico para defender seus interesses
Jayme Campos anuncia apoio do DEM a Wilson Campos em Cuiabá