Osvaldo Sobrinho assume mandato no lugar de Jayme Campos



O diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, desistiu nesta quarta-feira (9) de ser empossado no lugar do senador Jayme Campos (DEM-MT), que entrou de licença por um período de 120 dias. O cargo foi assumido pelo segundo suplente, o ex-deputado federal por dois mandatos e secretário de governo da Prefeitura de Cuiabá, Osvaldo Sobrinho.

VEJA MAIS

A renúncia definitiva de Pagot à primeira suplência foi comunicada em carta lida em Plenário pelo 3º secretário da Mesa, senador Mão Santa (PMDB-PI). Em seguida, o presidente do Senado, José Sarney, convidou os senadores Romeu Tuma (SP) e Gim Argello (DF), ambos do PTB, a conduzirem Osvaldo Sobrinho à Mesa para a prestação do juramento regimental.

O senador Mário Couto (PSDB-PA), é um dos maiores críticos de Pagot no Senado. Em 7 de abril de 2009, ele voltou a pedir a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostas irregularidades no Dnit. Em 27 de maio, o senador anunciou que já havia conseguido 29 assinaturas de apoio a um novo requerimento de criação da comissão. O primeiro requerimento, de 2007, foi arquivado pela Mesa do Senado no final de março porque quatro dos 30 senadores que o apoiavam retiraram suas assinaturas à última hora, restando um número abaixo do mínimo necessário, que é 27.

No último dia 7 de julho, o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) anunciou que abria mão da relatoria da CPI das Organizações Não-Governamentais (ONGs) e dissolvia a CPI do Dnit, condições postas pela base governista para pactuar um entendimento que permitisse a instalação da CPI da Petrobras.



09/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osvaldo Sobrinho substitui Jayme Campos no Senado

Marcos Guerra assume mandato no lugar de Gerson Camata

Jayme Campos assume liderança do Bloco da Minoria

Jayme Campos assume relatoria do projeto que isenta 13º salário do IR

Jayme Campos assume presidência interina do Conselho de Ética do Senado

Jayme Campos se compromete a defender interesses municipais durante seu mandato