Jefferson defende transparência na prestação de contas da verba indenizatória



A prestação de contas relativa à verba indenizatória dos senadores deve ser transparente, e veiculada pela Internet. Esta é a posição do líder do PDT, senador Jefferson Péres (AM), que defendeu, em discurso nesta quarta-feira (24), proposta nesse sentido apresentada pelo presidente interino da Casa, senador Tião Viana (PT-AC).

- Faço um apelo aos líderes de todos os partidos para que aprovem a total transparência de gastos de cada senador com a verba indenizatória quando o presidente Tião Viana convocar uma reunião para deliberar sobre o assunto - disse.

O senador observou que, embora acredite que a maioria dos senadores utiliza recibos e notas autênticos, há sempre o risco de apresentação de documentos "frios", frisando que o Senado "não pode se furtar ao dever de tornar isso público".

O prestígio do Senado, do Congresso Nacional e da classe política como um todo, argumentou o líder, está "lá embaixo" e só será recuperado com gestos e atos efetivos, pois "não adianta mais discursos bonitos". O parlamentar disse ter renunciado à verba indenizatória desde a sua criação.

Jefferson Péres também ressaltou a necessidade de investigação das denúncias publicadas nesta semana pelo jornal Folha de S. Paulo de que ocorre nepotismo por parte de chefes de serviços do Senado que estariam empregando parentes. Ele cobrou atitudes efetivas de austeridade e transparência e afirmou que um princípio constitucional, o da impessoalidade, está sendo ferido.

- Apesar de não ser contra a lei [a contratação], não é legítimo nem correto. É duto e antipático cobrar investigação, mas tem que apurar - destacou.



24/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson defende transparência na prestação de contas da verba indenizatória

Prestação de contas da verba indenizatória só é divulgada depois de análise

Senadores apóiam divulgação da prestação de contas da verba indenizatória

Senado começará a divulgar prestação de contas de verba indenizatória

Senado dará transparência à verba indenizatória

Corte de gastos e transparência no uso de verba indenizatória são destacados por Sarney