Jefferson Péres afirma que "governo perdeu ao usar métodos espúrios"



O senador Jefferson Péres (PDT-AM) afirmou nesta quinta-feira (17), na discussão da medida provisória (MP 182/04) que estabelece o valor do salário mínimo, que, independente do resultado da votação, -o governo federal perdeu-. De acordo com o senador, em defesa de um mínimo de R$ 260, -o PT jogou fora bandeiras históricas e usa métodos espúrios para mudar os votos dos parlamentares-.

Jefferson acusou o governo de ameaçar cortar investimentos em estados, se o voto dos respectivos senadores não for favorável à MP.

- Uma vitória em um episódio circunstancial pode ser uma derrota permanente em termos substanciais, conforme a sentença de Emerson - disse Jefferson Péres, referindo-se a valores éticos.

Ele lembrou que os parlamentares do PT -vociferavam- durante o governo de Fernando Henrique Cardoso contra o valor do salário mínimo. Hoje, no entanto, demonstram indignação contra uma tentativa de aumentá-lo um pouco mais. Por isso, segundo Jefferson, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e o PT deveriam pedir desculpas à população por descumprirem a promessa de dobrar o valor real do salário mínimo em quatro anos.

Jefferson rebateu ainda o argumento dos senadores governistas de que o aumento do salário-família compensa um salário mínimo mais baixo. -Isto não pode aplacar consciências-, asseverou, lembrando que os inativos estão fora do salário-família.

O senador também apontou a necessidade de os mais de 40 milhões de trabalhadores informais serem incluídos no sistema da Previdência Social. Para ele, mesmo uma contribuição menor dos trabalhadores informais representaria uma fonte de receita capaz de aumentar substancialmente o salário mínimo.



17/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para Jefferson Péres, presidente do Senado "perdeu o senso da realidade"

'Jefferson Péres não pedia voto', afirma Alfredo Nascimento

Heráclito afirma que Jefferson Péres foi um parlamentar em tempo integral

Marta Suplicy deveria pedir demissão, afirma Jefferson Péres

"Jefferson Péres é um símbolo de defesa da ética", afirma Patrícia Saboya

Jefferson Péres afirma que existem indícios de quebra de decoro parlamentar por parte de Renan