Jefferson Péres renuncia a verba indenizatória estabelecida pela Mesa



O senador Jefferson Péres (PDT-AM) comunicou ao Plenário ter enviado ofício ao presidente do Senado renunciando à verba indenizatória de R$ 12 mil mensais, fixada como teto no final do ano passado para os senadores arcarem com gastos em seus estados. O parlamentar enfatizou que a aprovação dessa verba pela Comissão Diretora não constitui nenhuma ilegalidade e que seu gesto não continha censura a nenhum senador que aceite esse benefício, já concedido há algum tempo na Câmara dos Deputados.

No entender de Jefferson Péres, se a Comissão Diretora que dirigiu o Senado até o início deste ano tivesse submetido o ato à deliberação do Plenário, apenas para legitimá-lo, -porque legal ele é-, ele teria votado contra. Daí por que considerou que seria uma hipocrisia, sendo contra a instituição desse benefício, usufruir do mesmo.

- Não seria uma atitude correta da minha parte - disse, acrescentando que não utilizará essa verba até o final do seu mandato.

Jefferson Peres disse esperar que o Senado devolva os recursos ao Tesouro Nacional.

- Seria a minha contribuição para o superávit primário, que alguns ontem achavam excessivo - 3,75% do PIB - e hoje elevaram para 4,25%, num esforço enorme em favor do equilíbrio das contas públicas - afirmou.

Jefferson Péres também observou que poderia ter escolhido um dia de Plenário cheio, uma terça ou uma quarta-feira, para fazer essa comunicação, mas não quis ostentar sua iniciativa.

- Eu quero apenas que fique registrado, nos Anais do Senado, que não vou me beneficiar dessa verba instituída generosamente pela Mesa do Senado. Não recrimino absolutamente os demais senadores e deputados que a recebem. Apenas é uma questão pessoal. Eu não me sentiria bem recebendo algo ao qual eu me oporia se fosse chamado a votar - explicou.



24/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson defende transparência na prestação de contas da verba indenizatória

Jefferson defende transparência na prestação de contas da verba indenizatória

Mesa vai estudar divulgação de informações sobre verba indenizatória, diz Sarney em coletiva

Jefferson Péres renuncia a sua cadeira no Conselho de Ética

Ideli Salvatti: Jefferson Péres primava pela ética e pela justiça

Senado dará transparência à verba indenizatória