Jefferson Praia enaltece mulheres do Amazonas



O senador Jefferson Praia (PDT-AM) enalteceu em discurso as mulheres do seu estado, o Amazonas, ao falar do Dia Internacional das Mulheres, comemorado no dia 8 de março. Ele citou os nomes de 33 professoras, pesquisadoras, políticas, artistas, juízas e líderes indígenas que se destacaram por sua luta em favor de melhorias sociais, da sustentabilidade ambiental, do acesso à terra, da melhoria da educação e da saúde e da ampliação dos direitos trabalhistas e previdenciários.

Jefferson Praia dedicou uma parte do pronunciamento às mulheres indígenas, lembrando que os pioneiros e viajantes já destacavam, no século 18, "o crucial apoio econômico das mulheres indígenas para a sobrevivência e o bem-estar das suas comunidades". Disse que se sente orgulhoso por ter conhecido, como secretário de Desenvolvimento Econômico Local de Manaus, a artesã Jomar Araci Amaral, índia da etnia dessana, do Alto Rio Solimões, conselheira das Organizações Indígenas Brasileiras, descrita por ele como "umamulher de garra, carisma e seriedade".

O senador destacou o trabalho de Marlídice de Souza Péres, juiza aposentada e viúva do senador Jefferson Péres (PDT-AM), que morreu no ano passado. Lembrou que Marlídice foi desembargadora do Tribunal de Justiça do Amazonas, tendo ocupado o cargo de presidente da instituição, quando trabalhou para popularizar o acesso à Justiça no interior amazonense. Ele citou ainda Eunice Michiles, a primeira senadora do Brasil.



05/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson Praia enaltece modelo educacional adotado no Amazonas

Jefferson Praia é empossado senador pelo estado do Amazonas

Jefferson Praia é empossado senador pelo estado do Amazonas

Jefferson Praia anuncia criação de centros tecnológicos no Amazonas

Jefferson Praia alerta para gravidade das cheias no Amazonas

CMA vai debater MP 458 com deputados estaduais do Amazonas, informa Jefferson Praia