Jefferson Praia lembra defensores da preservação da Amazônia



Autor do requerimento para realização da sessão solene do Congresso que celebrou nesta terça-feira (02) o Dia Mundial do Meio Ambiente, o senador Jefferson Praia (PDT-AM) homenageou os homens públicos que usaram seus mandatos em defesa da Amazônia. Ele lembrou as contribuições do ex-senador Evandro Carreira, que exerceu mandato entre 1975 e 1983, e do senador Jeffeson Péres, falecido no ano passado.

Conforme Jefferson Praia, Carreira já se manifestava há 40 anos contra a implantação de modelos convencionais de desenvolvimento e preconizava a combinação entre crescimento econômico e preservação ambiental. Conforme artigo de Jefferson Péres publicado em 2002 no jornal A Crítica de Manaus, e lido por Jefferson Praia durante a sessão, Evandro Carreira era um crítico da substituição da floresta pela agropecuária de grande porte. Defendia, de acordo com o artigo, a articulação entre grandes, médios e pequenos agricultores, visando ao desenvolvimento de empreendimentos com alcance social.

- O futuro lhe deu razão. A exploração da floresta é vital para nós. A piscicultura é geradora de emprego e renda e a aqüicultura, desenvolvida em bases racionais, tem dado a países vizinhos receita de U$ 3 bilhões anuais - destacou.

A sessão solene foi aberta pelo senador João Vicente Claudino (PTB-PI), que compôs a Mesa juntamente com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o deputado Sarney Filho (PV-MA), da Frente Parlamentar Ambientalista, e a deputada Rebecca Garcia (PP-AM), também autora de requerimento para realização da sessão, junto com os deputados Perpétua Almeida (PCdoB-AC) e Roberto Rocha (PSDB-MA).

Alunos do 9º ano do ensino fundamental do Colégio Marista e da Escola Classe de São Sebastião, ambos do Distrito Federal, compareceram ao evento. 

Copa sustentável

A senadora Ideli Salvatti (PT-SC), líder do governo no Congresso e presidente da Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas, aproveitou a ocasião para anunciar que os ministérios do Meio Ambiente, do Turismo e dos Esportes, em conjunto com a Federação Internacional de Futebol (Fifa) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), defenderão a realização, pelo Brasil, da "Copa limpa ou Copa sustentável" em 2014, a partir da utilização de energias renováveis nos estádios.

- Vamos fazer uma importante reunião buscando que a Copa tenha esta marca, que só o Brasil tem condição de dar. Teremos de trabalhar muito para que tenhamos em 2014 uma Copa limpa, uma Copa sustentável - enfatizou a senadora, ao anunciar reunião da comissão na tarde desta terça-feira com as presenças dos ministros do Meio Ambiente, dos Esportes e do Turismo, respectivamente, Carlos MinC, Orlando Silva e Luiz Barretto.

Ideli destacou também a realização de vigília em defesa da Amazônia ocorrida no Senado no dia 13 de maio. Na ocasião, lembrou, a senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva entregou aos presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara, Michel Temer, lista com os projetos em tramitação nas duas Casas considerados prioritários para a área ambiental. Conforme Ideli, os dois presidentes assumiram o compromisso de agilizar a tramitação das matérias.

A parlamentar disse ainda que a Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas está também envolvida com a estruturação das propostas brasileiras para a 15ª conferência promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudança climática, que será realizada em dezembro, em Copenhagen. 

Piauí

Em manifestação durante a sessão solene, o senador Mão Santa (PMDB-PI) criticou o governo do Piauí pela venda de 78 mil hectares na região de Serra Vermelha para produção de carvão mineral. Mão Santa também destacou o trabalho ambiental realizado pela vencedora do Prêmio Nobel da Paz, Wangari Maathai, pela preservação de florestas no Kênia.



02/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson Praia defende preservação ambiental conjugada com melhores condições de vida para moradores da Amazônia

Jefferson Praia elogia trabalho sobre preservação da Floresta Amazônica

Jefferson Praia: Congresso deve apresentar propostas para preservação ambiental

Jefferson Praia comenta estudo que demonstra impacto positivo da Zona Franca de Manaus na preservação da Floresta Amazônica

Jefferson Praia propõe estudo obrigatório da Amazônia

Jefferson Praia diz que futuro Museu da Amazônia já tem 800 peças