Jefferson Praia registra estudo sobre mudanças climáticas



O senador Jefferson Praia (PDT-AM) comentou nesta quinta-feira (3) o relatório da consultoria internacional McKinsey, intitulado "Rumo a uma economia de baixo carbono para o Brasil", que reúne pesquisas brasileiras e estrangeiras desenvolvidas nas últimas décadas. Na avaliação do senador, trata-se de leitura obrigatória, pois o estudo pode servir como ponto de partida para governantes, empresários e acadêmicos no debate sobre as melhores maneiras de reduzir as emissões de gases de efeito estufa no Brasil.

Praia salientou que o relatório coloca o Brasil como quarto maior emissor mundial de gases de efeito estufa, sendo que a maior parte dessas emissões é proveniente do desmatamento florestal, especialmente na Amazônia, e do avanço da pecuária extensiva. O senador disse que o estudo ressalta a emissão de 45 bilhões de toneladas de CO2 em 2005 e que no ritmo atual poderá atingir 70 bilhões de toneladas em 2030.

De acordo com o estudo, assinalou o senador, nesse mesmo período é possível reduzir os atuais 45 bilhões de toneladas de CO2 para 32 bilhões a um custo de até 60 euros por tonelada e a um custo superior, mais 9 bilhões de toneladas seriam retiradas da atmosfera. Com isso, será possível evitar o aumento de 2 graus centígrados na temperatura do planeta nos próximos 20 anos.

- Nesse contexto, é imenso o potencial do Brasil de se consolidar como país líder no campo ambiental, desde que se disponha a enfrentar o desafio de cortar as emissões diretamente oriundas do desflorestamento, sobretudo na Amazônia - alertou.

O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) disse, em aparte, que a cada manifestação em defesa da Amazônia os brasileiros que vivem no Sul devem aumentar sua atenção para a importância do equilíbrio climático no mundo. Ele assinalou que as mudanças climáticas na Antártica regem as secas e as cheias que ocorrem no Norte.

O senador João Pedro (PT-AM) observou que cada cidadão deve ter consciência e assumir compromisso com a questão ambiental. Ele chamou a atenção para o papel desempenhado pelos países ricos nas mudanças climáticas, especialmente os Estados Unidos e a China. Para ele, trata-se de uma questão ética.



03/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin registra estudo da legislação brasileira sobre mudanças climáticas

Jefferson Praia relata audiência da Comissão de Mudanças Climáticas em Manaus

Jefferson Praia registra conferência de tecnologia sobre a Amazônia

Jefferson Praia registra debate em Manaus sobre regularização de terras na Amazônia

Jefferson Praia registra lançamento de publicação sobre a diversidade cultural do Amazonas

Jefferson Praia propõe estudo obrigatório da Amazônia