Jefferson Praia registra exercícios militares



O senador Jefferson Praia (PDT-AM) fez nesta quarta-feira (13) um relato de sua participação em exercícios militares realizados no último final de semana. A convite do Ministério da Defesa, o parlamentar amazonense integrou a Operação Poraquê, um exercício simulado de guerra na selva, com a participação direta de 3.500 militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.

Os dois principais objetivos dessa operação, realizada todos os anos na Região Amazônica, desde 2002, é, em primeiro lugar, manter as tropas adestradas no teatro de operações da Amazônia. Em segundo, desenvolver novas táticas de processos de logística e comunicações. Durante esses exercícios, a população local tem também a oportunidade de interagir com as Forças Armadas por meio de diversas ações cívico-sociais (Aciso), em campo.

No fim das contas, os objetivos confluem para a maior eficiência na defesa da soberania brasileira, com a preservação da integridade territorial, do patrimônio e dos interesses nacionais relativos à Amazônia contra eventuais oponentes de poder militar semelhante ou inferior.

De acordo com Jefferson Praia, o cenário projetado para a operação contemplou uma situação de crise entre dois países fictícios: o verde e o amarelo. O ponto de discórdia consistiu em questões energéticas e posse de áreas com riquezas estratégicas no subsolo, que estão além da fronteira, delimitada pelo Rio Negro.

O Brasil era o país verde, localizado no continente da "Lemúria do Sul", com o território sob ameaça do país amarelo, que ambicionava ocupar a Hidrelétrica de Balbina e áreas ricas em minérios. Coube às Forças da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, sob um "comando combinado", fazer a mobilização necessária para dissuadir o "país amarelo" das suas intenções agressivas.

- Nas palestras e reuniões de que participamos, aprendi, sobretudo, que a prioridade para as nossas Forças Armadas na Amazônia hoje não é o aumento da quantidade dos efetivos, mas o fortalecimento qualitativo da nossa capacidade material e tecnológica: em poucas palavras, mais e melhores armamentos e equipamentos em geral. Estou convicto de que cumpre a nós, parlamentares da Amazônia e de todo o Brasil, contribuir com todos os meios ao nosso alcance para ajudarmos a realizar esse grande objetivo nacional - disse o senador.



13/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson Praia registra aniversário de Manaus

Jefferson Praia registra posse da diretoria do Confea

Jefferson Praia registra conferência de tecnologia sobre a Amazônia

Jefferson Praia registra estudo sobre mudanças climáticas

Jefferson Praia registra visita do príncipe Charles a Manaus

Jefferson Praia registra movimento de engenheiros, arquitetos e agrônomos contra a corrupção