Joanesburgo
Joanesburgo, ou “lugar do ouro”, foi emancipada como cidade em 1886, na época da Corrida do Ouro de Witwatersrand. Durante o período do apartheid, a cidade foi um importante centro político. Serviu de palco para que movimentos contra a segregação racial se encontrassem e assinassem a Carta da Liberdade, documento em que se baseia a atual Constituição da África do Sul.
A cidade de Joanesburgo concentra 12% do PIB nacional, o que faz da cidade o principal eixo empresarial da África do Sul. Formadora de tendências, a cidade mistura as culturas dos diferentes povos do Continente Africano com descendentes dos colonizadores europeus e asiáticos.
O fluxo contínuo de imigrantes traz para a cidade um número cada vez maior de habitantes, que se autodenominam joburgers. A população é calorosa e amigável, combinando a agitação da metrópole com a tranquilidade rural. Johanesburgo é o lar de dois dos principais times de futebol do país: Kaizer Chiefs e Orlando Pirates. É também na Província de Free State que se encontram alguns dos torcedores mais fanáticos por futebol da África do Sul.
Durante a Copa do Mundo, os dois estádios de Joanesburgo receberão 15 dos 64 jogos do torneio, incluindo a partida de abertura, duas oitavas de final, duas quartas de final e a decisão.
O Brasil fará duas partidas em Joanesburgo na primeira fase. Estreia no dia 15 de junho contra a Coreia do Norte no Estádio Ellis Park. No dia 20 de junho, enfrenta a Costa do Marfim no Soccer City.
07/07/2010 14:51
Artigos Relacionados
Em Joanesburgo, mundo se encanta com o que a baiana tem
Aniversário do Maracanã é celebrado em Joanesburgo
Brasil ganha as ruas de Joanesburgo
Estádio Soccer City – Joanesburgo
Estádio Ellis Park – Joanesburgo
Capoeiristas e músicos levam o Brasil às ruas de Joanesburgo