João Alberto registra encontro da indústria da construção



O senador João Alberto (PMDB-MA) registrou nesta terça-feira (24) a realização, no último dia 23 de maio, em São Luís, no Maranhão, do Encontro Nacional da Comissão da Indústria Imobiliária da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, em conjunto com o Fórum Nordestino da Construção. Segundo o senador, o evento teve o objetivo de mobilizar o macro setor brasileiro da construção e articular com as lideranças políticas uma ação conjunta para a recuperação do setor.

- As conclusões do evento encontram-se sistematizadas na Carta do Maranhão, entregue no dia 11 deste mês ao presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney.

João Alberto alertou para o -gargalo- representado pelo déficit habitacional no segmento da moradia popular.

- Segundo a Fundação João Pinheiro, no ano de 2002, esse déficit era de 6 milhões e 656 mil unidades, abrangendo um contingente de 20 milhões e 200 mil pessoas, a parcela de 11,7% da população brasileira - assinalou. Ele também frisou que a grande maioria dessa carência está localizada nas áreas urbanas, onde faltam 5 milhões e 414 mil unidades habitacionais para a população que tem renda mensal de até três salários mínimos.

Ainda com base em dados da Fundação João Pinheiro, outro problema apontado pelo senador foi a inadequação de infra-estrutura básica em 10,30 milhões de domicílios urbanos, especialmente na região Nordeste, que apresenta o maior número de habitações consideradas precárias. Segundo João Alberto, essa precariedade habitacional reflete-se na educação de crianças e jovens, na preservação e recuperação da saúde das pessoas e na convivência e manutenção da própria unidade familiar.



24/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Alberto vê oportunidade na indústria do turismo

João Alberto registra 81º aniversário de Bacabal

JOÃO ALBERTO REGISTRA ANIVERSÁRIO DE SÃO LUIS DO MARANHÃO

Atividade da indústria de construção registra queda em setembro

Indústria de construção registra atividade abaixo do normal em fevereiro, segundo CNI

João Pedro registra encontro de prefeitos e lamenta mortes no Amazonas