João Arcanjo , 'o comendador', poderá depor na CPI do Banestado



João Arcanjo Ribeiro, mais conhecido como 'o comendador', apontado como chefe do crime organizado no estado de Mato Grosso, poderá ser convocado para depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Banestado, que investiga a evasão de divisas e lavagem de dinheiro, informou nesta sexta-feira (19) a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT).

Ela acrescentou que João Arcanjo está preso no Uruguai desde 2003 e deverá retornar até o final do ano ao Brasil, em virtude de a Justiça daquele país ter autorizado a extradição dele. A senadora disse que João Arcanjo foi sempre considerado um dos homens mais poderosos de Mato Grosso e teria uma fortuna pessoal de cerca de US$ 750 milhões.

- Espero que a CPI do Banestado possa ouvir João Arcanjo. Certamente, ele terá muita coisa a dizer sobre as ações de muita gente em Mato Grosso - previu Serys Slhessarenko, para quem 'o comendador' tem que ser julgado pela Justiça brasileira.

                                       Desembargadores

Serys Slhessarenko também estranhou  a aprovação, pela Assembléia Legislativa de Mato Grosso, de proposta criando mais dez vagas de desembargadores no Tribunal de Justiça do estado. Com isso, informou, o número de desembargadores aumenta para 30, com impacto financeiro de mais de R$ 170 mil.

Enquanto isso, notou a senadora, os servidores do Judiciário do estado, "que carregam o piano no dia-a-dia", não são valorizados e estão com os salários defasados há anos.

Serys enalteceu a realização, de 25 de novembro a 10 de dezembro, da campanha dos '16 Dias de Ativismo Contra a Violência de Gênero', realizada desde 1991 por iniciativa do Instituto pela Liderança Global das Mulheres. A campanha, informou, tem por meta alertar a sociedade no combate à violência contra a mulher.

A senadora aplaudiu ainda a eleição de Nilcéia Freire para a presidência da Comissão Interamericana de Mulheres da Organização dos Estados Americanos (OEA), que integra 34 países, bem como comunicou que viajará para a Guatemala semana que vem, a convite do Parlamento Latino Americano (Parlatino), para tomar parte de reuniões sobre o Ano Internacional da Mulher Latino-Americana em 2005.

19/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Subcomissão tomará depoimento do comendador Arcanjo

Comendador Arcanjo fala muito mas nega tudo

Antero rebate acusações de João Arcanjo

Nicéa e Savioli não comparecem para depor na CPI do Banestado

Celso Pitta deverá depor nesta terça na CPI do Banestado

Doleiro não comparece para depor na CPI do Banestado, que ouve Pitta na próxima terça-feira