João Durval aconselha governo a fazer campanha nacional para economizar energia



O senador João Durval (PDT-BA) sugeriu nesta quinta-feira (20) em Plenário que o governo inicie uma campanha nacional para estimular a população e as empresas a economizarem, ao menos, 5% da energia elétrica que consomem.

- Assim, o governo afastaria qualquer hipótese de racionamento de energia e evitaria o acionamento das energias termelétricas, que são mais poluentes e caras - aconselhou João Durval.

No entanto, o senador disse acreditar que o governo teme o prejuízo à própria imagem que uma campanha com teor possa gerar. João Durval lembrou que o aumento do consumo de energia elétrica pode ser atribuído à redução do valor da conta de luz para os consumidores e ao aumento populacional. E esse cenário, associado à falta de chuvas, ocasiona a possibilidade de racionamento de energia.

- Diante da realidade atual, de nada adianta esconder os problemas estruturais e conjunturais da população brasileira, ainda que estejamos em ano eleitoral. A natureza não tem ajudado e a falta de chuvas trouxe um fato preocupante - afirmou.

Uso racional da água

Ele também defendeu aprovação de projeto seu que prevê descontos nas contas de água de hospitais e de condomínios residenciais e comerciais que instalarem dispositivo de captação de água de chuvas. Pelo projeto, a água da chuva seria usada em atividades cotidianas que não precisam do fornecimento pela rede pública, como rega de jardins e lavagem de veículos, calçadas e pisos, disse o senador.

Ele ainda quer que haja uma intensa campanha para se evitar o desperdício no uso da água. João Durval citou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, que mostram que há desperdício entre vinte e cinquenta por cento da água em 6 de cada dez municípios com mais de cem mil habitantes.

- Ao estabelecer diretrizes de uso racional dos recursos hídricos nas edificações, o que inclui a adoção de sistemas de coleta e aproveitamento de águas pluviais, o projeto contribui com a implementação dessas políticas públicas no âmbito local - argumentou.



20/02/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Durval pede ao governo para fazer leilões de energia solar no Nordeste

João Durval pede mais atenção do governo à energia solar

João Durval pede agilidade do Governo para minimizar Seca

Ana Amélia volta a fazer apelo para inclusão de energia térmica em leilão do governo

Senado limita jornada de trabalho para economizar energia

Alvaro Dias acusa Lula de usar pronunciamento de governo para fazer campanha eleitoral