João Durval cobra ações de prevenção e combate à seca no Nordeste



O senador João Durval (PDT-BA) fez um alerta em Plenário, nesta quinta-feira (4), para a necessidade de implementação de ações preventivas por parte do poder público visando o combate à seca no Nordeste.

Em sua avaliação, o governo federal vem cumprindo adequadamente sua responsabilidade no enfrentamento do problema, porém estaria deixando a desejar no que se refere à adoção de medidas definitivas para eliminar os prejuízos causados à população pelo fenômeno climático.

— Uma questão que se coloca, e que permanece sem resposta,  é qual a razão de não se tomarem medidas preventivas, já que se sabe que o fenômeno é antigo e cíclico? Ainda que a seca termine ou arrefeça após este ano, o trabalhador vai sofrer as consequências por bastante tempo, que são econômicas, físicas, psicológicas, emocionais e familiares — disse.

Vidas Secas

No início de seu discurso, João Durval se referiu ao aniversário de 75 anos da publicação do livro Vidas Secas, do escritor alagoano Graciliano Ramos.  O livro narra a vida de uma família nordestina de retirantes, vitimada pela seca.



04/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Durval comemora liberação de R$ 2,7 bilhões para combater efeitos da seca no Nordeste

Municípios do Nordeste receberão 2,7 bi para ações de combate à seca

União e governos do Nordeste discutem ações de combate à seca

Valadares cobra medidas para o combate à seca no Nordeste

Vital do Rêgo pede urgência nas ações de combate à seca no Nordeste

Benedito de Lira cobra plano definitivo de combate à seca no Nordeste