João Osório quer esclarecimentos sobre os PMs acorrentados
O deputado João Osório solicitou às Comissões de Serviços Públicos e de Direitos Humanos, da Assembléia Legislativa, a imediata convocação dos comandantes da Brigada Militar e do Batalhão de Operações Especiais (BOE), para explicar o tratamento dispensado a 17 PMs presos, que são obrigados a se locomover amarrados a correntes e vigiados por cães de guarda. O parlamentar observou que o Rio Grande amanheceu envergonhado e revoltado ao tomar conhecimento de que brigadianos presos, quase todos ainda sem julgamento, são tratados de forma indigna e desumana.
João Osório indagou qual o conceito que os mais jovens farão da BM, ao ver a foto de soldados acorrentados? Para o parlamentar, esse tipo de procedimento se encaixa dentro do projeto do PT de desmontar a Brigada, desmoralizando uma instituição que sempre gozou do mais alto conceito junto aos gaúchos, pelos serviços que tem prestado em mais de 160 anos, na proteção da sociedade e das nossas instituições.
Na avaliação do parlamentar, é normal que medidas de segurança sejam adotadas quando estão detidos suspeitos de crimes diversos. Mas é preciso salientar que a grande maioria não foi julgada ou condenada, e mesmo nesse caso, não se justificaria que fossem tratados como prisioneiros do tempo da Idade Média, sujeitos à toda sorte de agressão aos direitos humanos, matéria aliás com a qual o PT tanto diz se preocupar.
João Osório lamentou a posição do deputado José Gomes (PT), que foi seu colega na BM. “É triste ver um ex-brigadiano, que se elegeu com os votos de soldados, cabos e sargentos, subir à tribuna para defender o governo petista e os comandantes responsáveis por tratar os PMs de forma cruel e desumana”, concluiu.
03/28/2001
Artigos Relacionados
João Osório quer abono das faltas dos servidores da Susepe
João Osório quer que legislativo investigue excessos cometidos em treinamento da BM de Viamão
PAUTA: Busatto e João Osório dão coletiva sobre sentença contra governo
João Pedro pede a Renan esclarecimentos sobre caso Schincariol
João Capiberibe pede esclarecimentos à ANP sobre falta de combustíveis no Amapá
João Osório recupera-se de cirurgia