João Pedro: "A costa ocidental da África precisa da solidariedade internacional"
Ao fazer um relato da visita oficial de dez dias de uma delegação de senadores a seis países da África Ocidental, encerrada no dia 20, o senador João Pedro (PT-AM) sustentou que a costa oeste africana "precisa urgentemente da solidariedade internacional", em especial dos Estados Unidos, da União Européia e do Brasil. Ele se disse impressionado com a pobreza em alguns países, mas registrou que há muito otimismo em alguns deles, especialmente Angola, por causa das descobertas de petróleo.
- É inadmissível, mas em Guiné-Bissau e em São Tomé e Príncipe não existe nenhum aparelho para fazer hemodiálise. Vou levar isso ao governo brasileiro, ao Ministério da Saúde. Esses países precisam de ajuda e eles olham para o Brasil com grande esperança - afirmou João Pedro.
Além de João Pedro, fizeram parte da comitiva os senadores Marconi Perillo (PSDB-GO), José Nery (PSOL-PA) e Heráclito Fortes (DEM-PI), este presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Eles visitaram Cabo Verde, Nigéria, Senegal, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Angola, onde mantiveram encontros com autoridades e parlamentares.
- Em todos os lugares, houve manifestação de carinho para com o Brasil - disse.
O senador informou que empresários brasileiros em Angola reivindicaram a instalação de pelo menos uma agência Banco do Brasil no país e que os dois governos negociem a diminuição da burocracia enfrentada para a realização de viagens entre os dois países.
João Pedro disse que se emocionou ao visitar a Ilha de Gorée, no Senegal, onde ficavam os negros capturados e que seriam embarcados como escravos para as Américas. Ele também registrou a visita que os senadores fizeram a Gana, em caráter não-oficial, onde conheceram a Casa do Brasil em Acra, onde estão guardadas fotografias de ex-escravos que voltaram para a África após a abolição da escravatura no Brasil.
Em aparte, o senador Heráclito Fortes disse que o governo brasileiro "quase se esqueceu da África" nas últimas décadas, depois de uma fase no governo Geisel em que foram estreitados os laços com vários países. Lembrou que o Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência de Angola, em 1975.
26/05/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
João Pedro presta solidariedade a indígenas peruanos que entraram em confronto com a polícia
João Pedro propõe moção de solidariedade à CNBB por religiosos ameaçados de morte
João Pedro: Código Florestal precisa ser comprometido com preservação da 'floresta em pé'
Vale do Rio Doce precisa investir mais na Amazônia, clama João Pedro
Vale do Rio Doce precisa investir mais na Amazônia, clama João Pedro
João Pedro saúda a Petrobras por reconhecimento internacional