João Pedro propõe moção de solidariedade à CNBB por religiosos ameaçados de morte



 Um voto de solidariedade e uma moção de apoio. Esse foi o requerimento do senador João Pedro (PT-AM) feito à Mesa, nesta quarta-feira (11) em Plenário, diante das ameaças de morte sofridas por bispos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), freiras e lideranças sociais que atuam em defesa da Amazônia.João Pedro fez um apelo ao ministro da Justiça, Tarso Genro, para que tome as providências necessárias para proteção dos líderes religiosos.

- Falo do cotidiano da Amazônia, fatos que lamentavelmente comprometem a democracia e a história do povo brasileiro. Ameaças a lideranças da Amazônia, que trabalham em defesa de movimentos sociais - lamentou o senador, que recordou as mortes do líder seringueiro Chico Mendes, assassinado em 1988, e da missionária norte-americana, Dorothy Stang, assassinada em fevereiro de 2005.

O assunto foi abordado em reportagem do jornal O Estado de S. Paulo publicada na semana passada, relatou o senador. De acordo com a matéria, os dirigentes da CNBB estão apreensivos com as ameaças de morte a religiosos envolvidos com questões sociais e ambientais, entre os quais estariam o bispo de Guajará-Mirim, dom Geraldo Verdier; o bispo de Ji-Paraná, dom Antônio Posamai; o bispo prelado do Xingu (PA), dom Erwin Kräutler; o ex-coordenador da Campanha de Combate ao Trabalho Escravo da Comissão Pastoral da Terra, frei Henry Burin des Rosiers, em Xinguara (PA); e a freira Leonor Brunetto, representante da CPT em Mato Grosso. As ameaças partiram, de acordo com a reportagem, de marginais vinculados a latifundiários, grileiros e exploradores ilegais de recursos florestais e minerais.

João Pedro foi aparteado pelo colega de partido Paulo Paim (RS), que afirmou ter sido inteirado da gravidade da situação pelo secretário-executivo da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, vinculada à CNBB, Carlos Moura. Paim disse a João Pedro que, ainda nesta quarta-feira, telefonaria para o ministro Tarso Genro, em nome da Comissão Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) - da qual é presidente -, pedindo a ele que receba uma delegação para tratar do assunto.

João Pedro agradeceu e aceitou a oferta de Paim e propôs também que uma comissão composta de senadores, deputados e membros da sociedade civil vá até a CNBB buscar uma solução para ajudar os religiosos que se encontram em tal situação.

11/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Requião propõe moção de solidariedade à Argentina

Simon propõe moção de solidariedade a embaixador

João Ribeiro propõe defeso especial de cinco anos para recuperar rios ameaçados

João Pedro: "A costa ocidental da África precisa da solidariedade internacional"

João Pedro presta solidariedade a indígenas peruanos que entraram em confronto com a polícia

João Pedro lamenta morte de sindicalista no Amazonas