João Pedro celebra inauguração de gasoduto em Manaus
O senador João Pedro (PT-AM) celebrou, na manhã desta sexta-feira (27), a inauguração pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva da primeira parte do gasoduto Urucu-Coari-Manaus, na capital do Amazonas. Destinado a transportar mais de 5 milhões de metros cúbicos por dia, o gasoduto, nesta fase inicial, vai conduzir 77 mil metros cúbicos diários para refinarias da capital amazonense.
De acordo com o senador, construir esse gasoduto no meio da mata foi uma verdadeira saga, visto que ora a região estava alagada, ora estava sem água. Mesmo assim, narrou ele, os desafios foram enfrentados, principalmente o de transportar tubos de ferro em helicópteros para serem depositados sobre a mata.
- Quero destacar a audácia, coragem e principalmente a tecnologia empregada nessa obra. Fazer um gasoduto na Amazônia é superar desafios. Trata-se de uma obra de engenharia de mais ou menos 800 quilômetros de duto, uma obra da Petrobras - disse o senador.
João Pedro lembrou que, ao custo de R$ 4,5 bilhões, a obra começou em 2006 e prosseguirá agora para a etapa de conversão dos motores das refinarias ali existentes, que hoje operam em óleo diesel e que passarão a operar com o gás vindo de Urucu.
- É um bem do povo amazonense esse gás, que é a segunda maior reserva do Brasil, depois de Campos (RJ). Espero agora que esse gás se transforme em energia e que essa energia possa melhorar a qualidade de vida dos amazonenses.
27/11/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
João Pedro: Gasoduto Urucu-Manaus está no ritmo que a região permite
João Pedro comemora inauguração de obras na Amazônia
João Pedro festeja inauguração de escola técnica em Coari (AM)
João Pedro elogia visita de Lula a Manaus
João Pedro condena atentado praticado contra jornal de Manaus
João Pedro registra lançamento de campanha contra o câncer em Manaus