João Pedro cobra explicações de reitor para reprovação no Enade do curso de Medicina da Ufam



O senador João Pedro (PT-AM) cobrou do reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Hidembergue Ordozgoith da Frota, explicações sobre o fraco desempenho do curso de Medicina no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), o que classificou a faculdade entre as 17 piores do país. Para o senador, causa surpresa o fato de uma faculdade considerada referência em ensino e pesquisa na Região Norte ter uma pontuação tão baixa nesse exame do Ministério da Educação.

João Pedro enalteceu o fato de o Enade ter classificado entre as seis melhores faculdades de Medicina do país os cursos das Universidades Federais do Rio Grande do Sul, de Goiás, de Mato Grosso e do Piauí. Segundo observou, o desempenho negativo obtido pela Ufam, também aferido em relação à Universidade Federal do Pará, aponta a necessidade de o Ministério da Educação estabelecer um padrão ainda mais rigoroso de exigência para essas universidades se recuperarem dessa avaliação.

- Eu quero colaborar para que a Ufam recupere-se dessa avaliação e ofereça um curso de Medicina à altura da sua importância regional. Coloco-me à disposição da reitoria e espero que o Ministério da Educação adote os procedimentos necessários para forçar essa recuperação das universidades federais com baixa avaliação e, além destas, outras 13 faculdades privadas que estão entre as 17 piores - enfatizou.

Investment grade

João Pedro também comentou a classificação positiva que a agência de mercado financeiro internacional Standard & Poors deu ao Brasil, por meio do título de investment grade (grau de investimento), fato que realça a posição de estabilidade econômica do país frente aos investidores internacionais.

- É uma vitória da política econômica, que aumentará ainda mais o volume de investimentos de fundos estrangeiros. É a confiança do mercado internacional na condução do governo - frisou, advertindo, no entanto, para as conseqüências que o risco de uma anunciada inflação pode causar a essa nova conquista.



30/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jayme Campos comemora desempenho do curso de Medicina da UFMT no Enade

João Pedro cobra ações do governo para o Médio e o Alto Solimões

João Pedro cobra da Embratel universalização de atendimento

João Pedro cobra fortalecimento de organismos ligados à Amazônia

João Pedro cobra do PSDB alto nível de debate sobre a CPMF

João Pedro cobra formalização da participação do Congresso brasileiro no Parlamento Amazônico