João Pedro cobra formalização da participação do Congresso brasileiro no Parlamento Amazônico
Ao registrar em Plenário sua participação em reunião do Parlamento Amazônico, em Lima, capital do Peru, o senador João Pedro (PT-AM) cobrou dos presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara, Michel Temer, que formalizem as indicações dos cinco parlamentares brasileiros titulares e dos cinco suplentes que integrarão o Parlamento Amazônico. De acordo com ele, até que isso ocorra, o país não faz parte da instituição formalmente.
- O Brasil precisa definir seus cinco titulares e cinco suplentes. Nós precisamos conversar com o presidente desta Casa, mostrando a importância de o Brasil participar, pela sua presença, pela sua geopolítica, pela sua pujança, pela sua história. O Brasil precisa ter uma representação formal, oficial no Parlamento Amazônico, para discutir as questões ambiental, social, econômica e cultural - disse ele.
O encontro, realizado nos dias 5 e 6 deste mês, reuniu os países da chamada Pan-Amazônia, ou seja, as nações sul-americanas por cujo território estende-se a floresta: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Seu principal objetivo, informou o senador, foi definir uma agenda de atividades para o ano de 2009.
Na ocasião, de acordo com o parlamentar, foi lançado o livro Geo Amazônia, que reúne estudos de diferentes instituições de vários países sobre as peculiaridades dessa região. Citando a publicação, o senador informou que vivem na Amazônia 420 povos indígenas - 60 dos quais no isolamento - , que falam 650 dialetos e 86 línguas. O livro traz ainda informações sobre a parcela de cada um dos países da Pan-Amazônia coberta pela floresta Amazônica - no caso do Brasil, a floresta ocupa 61% do território.
Para o senador, colocar o tema da Pan-Amazônia em pauta é falar de soberania nacional e refletir sobre a melhor forma de utilizar seus recursos naturais. Em sua avaliação, apesar de não ser "o inferno verde", a Amazônia também não deve ser encarada como "o Jardim do Éden".
- É através da pesquisa e da ciência que nós vamos dominar a Amazônia. Aí sim nós vamos servir aos povos da Amazônia e servir à Humanidade - disse.
09/03/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
João Pedro comenta participação em reunião do Parlamento Amazônico
João Pedro destaca reunião do Parlamento Amazônico
João Pedro diz que soberania deve ser estratégia do Parlamento Amazônico
João Pedro pede apoio de Sarney a Parlamento Amazônico
Papaléo defende importância do Parlamento Amazônico Brasileiro
João Pedro defende universidade dos países do pacto amazônico