João Pedro defende legislação específica para a Amazônia



O senador João Pedro (PT-AM) defendeu em Plenário, nesta sexta-feira (4), a elaboração de legislação específica para a Amazônia que inclua a regulamentação do acesso à terra e trate da questão indígena. Em sua opinião, o Brasil precisa conhecer a Amazônia para defender "sua maior riqueza, que é o bioma", especialmente no que se refere aos fármacos.

Com essa finalidade, afirmou o senador, é importante a criação da Universidade Pan-Amazônica, conforme prevê projeto de sua autoria (PLS 662/07), que foi aprovado por unanimidade, em decisão terminativa, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). De acordo com a proposta, a universidade teria sede em Manaus e serviria como instrumento para "dominar a Amazônia".

João Pedro disse ser fundamental a presença do Exército nas áreas de fronteira, bem como a implantação de infra-estrutura. Ele também defendeu o conhecimento da Região Amazônica - que inclui áreas em outros países da América do Sul - por meio da ciência e da tecnologia. O senador informou ainda que o projeto foi encaminhado à apreciação da Câmara dos Deputados e disse que pretende acompanhar as discussões naquela Casa para que a matéria "seja rapidamente aprovada".

O senador também declarou ser contrário à plantação de arroz em áreas indígenas. Ele afirmou que há, em Roraima, oito arrozeiros plantando numa área onde, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), encontram-se 19 mil indígenas de cinco etnias.

- Precisamos fazer um esforço, que é fundamentalmente humano. O que não dá é olhar para Amazônia a partir da lógica das bolsas de valores, das commodities, do mercado, porque senão vamos atropelar, vamos assassinar culturas que merecem o respeito absoluto de todos nós, especialmente dos homens públicos - ressaltou.



04/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Pedro defende cultivo de dendê na Amazônia para produção de biodiesel

Ministério da Justiça defende legislação específica para evitar abusos da segurança privada

João Pedro defende universidade dos países amazônicos e destaca realização do 1º Simpósio Amazônia

João Durval defende habilitação específica para motoboys e mototaxistas

João Durval defende projeto que prevê habilitação específica para motoboys e mototaxistas

João Pedro diz que universidade é fundamental para pesquisas da Amazônia