João Pedro defende universidade dos países amazônicos e destaca realização do 1º Simpósio Amazônia
O senador João Pedro (PT-AM), em discurso no Plenário nesta terça-feira (13), defendeu a criação da chamada "Universidade do Pacto Amazônico", composta pelos integrantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA): Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. O tratado foi firmado em 1978 para promover a integração dos países e a defesa da floresta.
O parlamentar acredita que a democracia na América Latina se fortalecerá quando os oito países que compõem o tratado firmarem uma agenda comum, em busca de melhoria de qualidade de vida e liberdade de expressão. Segundo João Pedro, o ministro da Secretaria de Ações Especiais de Longo Prazo, Mangabeira Unger, afirmou ser a Amazônia prioridade nas ações da secretaria.
- Para defendermos a Amazônia dos malfeitores de todas as espécies e nacionalidades, precisamos conhecê-la profundamente. Essa é a melhor forma de combater a biopirataria, o tráfico de drogas, a pobreza, e até alguns deslizes antidemocráticos - declarou João Pedro.
Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) lembrou que a OTCA está há meses sem dirigente porque os países integrantes da organização não se entenderam para escolher um novo secretário, e disse que o Brasil deveria participar mais intensamente dos debates, como, por exemplo, daqueles a respeito do Parlamento Amazônico.
O parlamentar destacou ainda a realização do 1º Simpósio Amazônia e Desenvolvimento Nacional, que acontecerá entre os dias 19 e 23 de novembro, na Câmara dos Deputados. O tema, explicou o senador, já vem sendo discutido em etapas estaduais do simpósio, onde ocorreu o encontro com Mangabeira Unger.
13/11/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
João Pedro destaca realização do Simpósio Amazônia
João Pedro registra realização do 1º Simpósio da Amazônia
João Pedro registra realização do 1º Simpósio da Amazônia
João Pedro defende ação conjunta de países amazônicos para conservação dos rios
João Pedro defende universidade dos países do pacto amazônico
Vanessa Grazziotin destaca realização de simpósio sobre desenvolvimento sustentável na Amazônia