João Pedro defende universidade dos países do pacto amazônico



O senador João Pedro (PT-AM) voltou a defender, nesta segunda-feira (31), a criação da Universidade do Pacto da Amazônia, destinada a oferecer educação superior (ensino, pesquisa e extensão) com foco nas questões da realidade amazônica e o atendimento a estudantes das nações-membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). A criação da universidade é objeto de projeto de lei (PLS 662/07) de sua autoria, atualmente tramitando na Comissão de Educação.

Em discurso no Plenário, João Pedro informou ter participado, de 26 a 28 de março, de seminário sobre a Amazônia, realizado na Universidade de Loja, no Equador. Na ocasião, foram debatidos temas como energias alternativas e questões sociais da Amazônia por representantes dos países que compõem a OCTA: Brasil, Colômbia, Bolívia, Peru, Equador, Venezuela, Guiana e Suriname.

- Nós precisamos dominar a Amazônia, mas, para isso, só há um caminho: o do conhecimento. A melhor resposta ao debate internacional sobre o impacto ambiental e a propriedade da Amazônia é o estudo da região - avaliou.

Para o parlamentar, a Amazônia pertence, em particular, a cada país que possui terras na região. Mas ele acredita que esses países têm de se unir para aprender sobre a floresta. Não apenas em benefício de suas populações, mas do restante da Humanidade.



31/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Pedro defende universidade dos países amazônicos e destaca realização do 1º Simpósio Amazônia

João Pedro destaca reunião do Parlamento Amazônico

João Pedro diz que soberania deve ser estratégia do Parlamento Amazônico

João Pedro comenta participação em reunião do Parlamento Amazônico

João Pedro pede apoio de Sarney a Parlamento Amazônico

João Pedro defende ação conjunta de países amazônicos para conservação dos rios