João Pedro diz que redução da pobreza em um ano foi de 16,2%
Em pronunciamento nesta quarta-feira (4), o senador João Pedro (PT-AM) informou que, de acordo com pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a desigualdade na distribuição de renda no Brasil é a menor em 50 anos. O estudo, do economista Marcelo Neri, baseia-se no coeficiente de Gini, neste caso aplicado a levantamentos iniciados no ano de 1960. O parlamentar informou também que, entre dezembro de 2009 e dezembro de 2010, houve uma redução da pobreza de 16,3%, duas vezes mais que a redução aferida entre 2002 e 2008, de 8,2%.
O parlamentar elogiou a prioridade de governo anunciada pela presidente Dilma Rousseff, de erradicar a miséria no país, que atinge 16,2 milhões de pessoas que vivem com menos de R$ 70 por mês. Mas alertou ser preciso levar para o Congresso Nacional o debate sobre estratégia para erradicar a pobreza, principalmente no que concerne às diferenças regionais, já que a miséria está concentrada nas regiões Norte e Nordeste.
O representante amazonense defendeu mais investimentos em educação, microcrédito e ciência e tecnologia. Para ele, um país que tem uma economia pujante como o Brasil "não pode deixar de fazer esses reparos históricos, seculares".
O pronunciamento de João Pedro foi elogiado, em aparte, pelo senador Paulo Paim (PT-RS).
04/05/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
João Pedro se diz preocupado com redução da maioridade penal
João Alberto Souza cobra políticas para redução da pobreza extrema
João Pedro critica redução de impostos para 'tablets'
ACM ELOGIA PREOCUPAÇÃO DO FMI COM REDUÇÃO DA POBREZA
Extrema pobreza terá redução de 40% em junho
Raupp comemora redução da pobreza no Brasil