João Pedro critica redução de impostos para 'tablets'
Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (1º), o senador João Pedro (PT-AM) manifestou preocupação com a Medida Provisória 534/2011, publicada no último dia 23. Segundo o senador, trabalhadores e parlamentares do Amazonas estão apreensivos com a MP.
A matéria permite a redução e a isenção de impostos para a produção de tablets. O senador disse que, da forma como está, o texto pode prejudicar a política industrial da Zona Franca de Manaus, pois as indústrias podem se sentir incentivadas a instalar suas fábricas em regiões que já são desenvolvidas. João Pedro destacou que a Zona Franca de Manaus emprega diretamente 117 mil trabalhadores e, de forma indireta, esse número pode chegar a 600 mil.
- A Zona Franca faturou, no ano passado, cerca de US$ 34 bilhões - destacou o senador.
O parlamentar declarou que não quer impedir a entrada de tablets - "deste segmento importante e inovador" -, mas considera que é fundamental que o Congresso observe a importância da cadeia produtiva da Zona Franca de Manaus. Para o senador, é preciso que o Congresso olhe de forma diferenciada para a geração de empregos no Amazonas.
- Não podemos desorganizar a produção industrial e provocar milhares de desempregos na região - disse João Pedro.
De acordo com o senador, a bancada parlamentar do Amazonas está se articulando para garantir "a manutenção dos empregos do estado". João Pedro afirmou que quer que os tablets cheguem ao Brasil, mas prefere que o produto seja produzido em Manaus.
O senador anunciou que já esteve com a presidente da República, Dilma Rousseff, para conversar sobre a Zona Franca. Disse, ainda, que deputados e senadores do Amazonas já se reuniram com o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, para tratar do tema. Segundo João Pedro, uma outra reunião está prevista para ocorrer nesta tarde com a presença do governador do Amazonas, Omar Aziz, e do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.
- Tenho a confiança de que vamos manter a geração de empregos na Zona Franca de Manaus - concluiu.
01/06/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Geovani Borges elogia governo por redução de impostos para 'tablets'
João Pedro diz que redução da pobreza em um ano foi de 16,2%
João Pedro se diz preocupado com redução da maioridade penal
João Pedro critica governadores que recorreram contra piso nacional para professores
João Pedro critica revista "Veja" por matéria contra Che
João Pedro propõe voto de aplauso ao jornal A Crítica