João Pedro diz que vai apresentar relatório sobre segunda representação contra Renan nesta semana
O senador João Pedro (PT-AM) disse na sexta-feira (14), em discurso na sessão plenária, que apresentará, no início desta semana, ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, seu relatório sobre o processo movido a partir de representação do PSOL contra o presidente do Senado, Renan Calheiros, por suposto tráfico de influência em favor da cervejaria Schincariol.
Essa é a segunda representação contra Renan a ser analisada pelo Conselho de Ética. Segundo João Pedro, seu relatório será apresentado "sem interferência de ninguém e com a maior tranqüilidade".
- Meu relatório vai dignificar o Senado. Vou fazer meu parecer com a maior tranqüilidade, mergulhado nos dois pilares que envolvem esse debate: o técnico e o político, pois essa Casa é política - disse o senador, ao informar que está preparando o documento com assessores e advogados.
Depois dessa representação, o conselho ainda deverá analisar processo que acusa o presidente do Senado por suposto uso de "laranjas" para a compra de empresas de comunicação em Alagoas. Há também uma quarta representação, já protocolada na Mesa, que trata das denúncias segundo as quais Renan teria sido um dos beneficiários de um suposto esquema de desvio de recursos do caixa de ministérios comandados pelo PMDB.
João Pedro criticou Alexandre Garcia, da TV Globo, observando que, no noticiário desta sexta-feira (14), o jornalista teria dito que não é para esperar muita coisa do relatório do parlamentar. João Pedro registrou ainda o fato de Alexandre Garcia ter afirmado que ele teria votado em defesa de Renan Calheiros na sessão plenária que preservou o mandato do presidente do Senado.
Após criticar o jornalista, por "carimbar e dizer como se votou, sem verdadeiramente saber do voto de ninguém", o senador dirigiu-se ao povo do seu estado:
- Estou tranqüilo: votei com a minha história, votei certamente com a ética daqueles que acreditam na postura ética dos representantes do povo - destacou.
João Pedro disse que não quer vincular seu relatório à primeira representação, que já está encerrada, apesar de saber que politicamente elas estão coladas uma a outra.
- Alexandre Garcia não é Deus nem melhor do que ninguém. Ele tem o direito de comentar, mas não de dizer como devo escrever meu relatório. Além do mais, o Conselho de Ética terá o direito de rejeitar meu parecer, emendá-lo ou aprová-lo - afirmou o senador.
14/09/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
João Pedro: segunda representação contra Renan depende de decisão do Plenário sobre a primeira
João Pedro será o relator da segunda representação contra Renan
Jefferson diz ter condições de apresentar na quarta-feira relatório sobre representação contra Renan
Relator da segunda representação contra Renan será indicado nesta semana
Conselho de Ética pode analisar segunda representação contra Renan nesta semana
Relator de segunda representação contra Renan vai apresentar voto pela suspensão temporária das investigações