João Pedro elogia plano de manejo florestal implantado em Itacoatiara (AM)



O senador João Pedro (PT-AM) elogiou, em discurso nesta terça-feira (27), o projeto de manejo florestal de baixo impacto encabeçado pela empresa Mil Madeireira no município de Itacoatiara (AM). Ele informou que apresentará requerimento à Mesa do Senado sugerindo que os senadores conheçam a experiência de perto.

- É o único projeto em execução com floresta nativa. É importante o Senado conhecer essa experiência para compreendermos a possibilidade de termos qualidade de vida com geração de renda, sem essa política de terra-arrasada, de queimar a floresta de forma criminosa - afirmou.

João Pedro informou que Itacoatiara tem cerca de 83 mil habitantes e que 70% da energia da cidade vem do manejo florestal. O senador explicou que, na área do projeto, as árvores são derrubadas causando o menor impacto ambiental possível, inclusive com a utilização de tratores especiais.

- A equipe de corte entra naquela localidade, na "fazenda", corta apenas as árvores selecionadas e, posteriormente, toda aquela área, entre 8 e 12 mil hectares, ficará intocada por 30 anos, permitindo à floresta regenerar-se no seu ritmo natural, sem intervenção humana - afirmou.

O corte das árvores, acrescentou João Pedro, segue critérios rígidos: apenas três árvores a cada hectare; apenas 25% das árvores de uma mesma espécie e apenas árvores com, no mínimo, 40 centímetros de diâmetro.

Em aparte, o senador Jefferson Péres (PDT-AM) também elogiou o projeto de manejo florestal.



27/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Pedro defende qualidade de plano de manejo florestal implantado em Itacoatiara (AM)

João Pedro requer comissão externa para conhecer exemplos de manejo florestal sustentável na Amazônia

João Pedro enaltece festival de música de Itacoatiara

João Pedro pede justiça ao TRE em julgamento do prefeito de Itacoatiara (AM)

João Pedro: Código Florestal precisa ser comprometido com preservação da 'floresta em pé'

João Pedro lê manifesto contra projeto do novo Código Florestal