João Pedro lê manifesto contra projeto do novo Código Florestal
O senador João Pedro (PT-AM) leu em Plenário, nesta terça-feira (19), o manifesto "Carta de Parintins - Grito da Floresta", contrário ao substitutivo do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) ao Projeto de Lei 1876/99, que altera o Código Florestal Brasileiro.
A carta, redigida em encontro realizado no final de semana na cidade amazonense de Parintins, entidades ambientalistas como o Greenpeace e Instituto Brasileiro de Direito Ambiental (IBDA), além de várias organizações de trabalhadores e indígenas dos estados da Região Norte, alertam para uma "iniciativa de desmonte do Código Florestal Brasileiro em curso, disfarçada de 'modernização' da lei".
"As conseqüências do Código Florestal ruralista são desastrosas para quem depende da floresta para se sustentar. E significa um tiro no pé da própria agropecuária brasileira, que precisa da floresta em pé para garantir o regime de chuvas e o clima que sustentam a produção", diz o texto lido por João Pedro.
No manifesto, os grupos que o elaboraram defendem tratamento diferenciado para a agricultura familiar; desmatamento zero em todos os biomas brasileiros; manutenção dos atuais índices de reserva legal e áreas de preservação permanente; obrigação da recuperação de todo o passivo ambiental; e criação de políticas públicas consistentes que garantam a recuperação produtiva das áreas protegidas pelo Código Floresta em vigor.
19/04/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
João Pedro pede análise detalhada para o novo Código Florestal e exalta luta de Chico Mendes e Dorothy Stang
Davim registra manifesto de ex-ministros do Meio Ambiente em favor de veto ao novo Código Florestal
Sarney recebe manifesto contra relatório de Aldo Rebelo para Código Florestal
Manifestantes protestam contra projeto do novo Código Florestal
Waldemir Moka se diz contra veto total a projeto do novo Código Florestal
João Pedro: Código Florestal precisa ser comprometido com preservação da 'floresta em pé'