João Pedro homenageia professores e lembra aniversário de Parintins
O senador João Pedro (PT-AM) homenageou os professores brasileiros, em especial os da Amazônia e os de Parintins (AM), sua cidade natal, que completa nesta segunda-feira (15) 155 anos. Afirmou que os professores da Amazônia têm "um trabalho duríssimo", sendo que muitos deles acordam de madrugada para poderem se deslocar até as salas de aula em pequenas canoas.
João Pedro afirmou que Parintins teve cinco colégios com média acima de quatro no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A cidade foi uma das quatro que conseguiu alcançar esta pontuação no interior do Amazonas, ao lado de Olivença, Maués e Tabatinga. O fato mereceu menção do ministro da Educação, Fernando Haddad, e os colégios foram premiados com R$ 30 mil cada pelo governador do estado, Eduardo Braga.
O parlamentar, entretanto, lamentou que o resultado do último Ideb, de 2005, tenha colocado o estado em situação muito ruim.
- Os prefeitos precisam tomar decisão mais rigorosa em defesa do ensino fundamental - afirmou.
O senador citou os diretores dos colégios premiados: Ângela Reis, do colégio Valdemar Pedrosa; Dilma Rego, do colégio Gentil Belém; Cleusa Barros, do colégio Araújo Filho (que, segundo o senador, é referência de gestão no Amazonas); Eduardo Lessa, do colégio Batista; e a Irmã Maria Iracema Oliveira, do colégio Nossa Senhora do Carmo.
João Pedro afirmou que "o Estado brasileiro sempre renegou ensino aos brasileiros". Mas salientou que o país vem avançando em matéria da educação, com a criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e a votação no Senado, neste semestre, do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
- Penso que falta muito, mas o Brasil caminha - afirmou o parlamentar, que citou o nome de vários professores e gestores da educação em Parintins.
Em apartes, o senador Romeu Tuma (PTB-SP) afirmou que, nos pelotões de fronteira do Exército, é a esposa do jovem oficial que passa a ser professora; e o senador Mão Santa (PMDB-PI) lembrou que todos os candidatos a Presidência nos Estados Unidos estão prometendo aumentar o tempo de estudo, que naquele país atinge 18 anos, em média, e que no Brasil não passa de cinco.
15/10/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
João Pedro homenageia professores e lembra aniversário de Parintins
João Pedro registra realização do Festival de Parintins
João Pedro anuncia realização do Festival de Parintins
João Pedro anuncia realização da festa de Parintins
João Pedro comemora resultado da avaliação de escola em Parintins
Simon lembra aniversário da morte de João Goulart