João Pedro lamenta morte de jurista e comemora congresso do PT
O senador João Pedro (PT-AM) encaminhou nesta segunda-feira (23) um requerimento de voto de pesar pela morte do jurista e membro da Academia Amazonense de Letras, Aderson Pereira Dutra, morto na última quarta-feira (17). Nascido em Parintins, Aderson Dutra ocupava, desde 1983, a cadeira nº 24 na Academia Amazonense de Letras, que tem Joaquim Nabuco como patrono.
João Pedro disse que Aderson Dutra foi professor catedrático de Direito Administrativo e reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), onde também se formou. Na área política, ele exerceu o cargo de secretário de Justiça do estado do Amazonas.
- Como jurista, produziu várias obras de referência para estudos do Direito e conquistou inúmeros títulos pelo desempenho profissional e contribuição relevante ao serviço público. Aderson Dutra faz parte de uma geração de intelectuais que contribuiu para a formação das novas gerações em vários campos do conhecimento - acrescentou.
João Pedro também disse que, como militante do PT, estava alegre por ter participado do 4º Congresso do partido, que contou com a participação de 1.350 delegados. Ele disse que foram aprovadas diretrizes para o programa de governo a ser defendido pelo PT nas eleições deste ano. Segundo ele, a pré-candidata Dilma Rousseff contribui para o debate sobre a consolidação da democracia brasileira e Lula nunca vacilou em dizer "não" à proposta do terceiro mandato.
- 2010 será um ano importante e, inclusive, o Senado terá renovação em 2/3 dos seus quadros - salientou.
O senador cobrou coragem do Congresso Nacional para dar consequência ao debate da reforma política, especialmente quanto ao financiamento de campanhas eleitorais. Para ele, a atual legislação eleitoral é obsoleta.
22/02/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
João Pedro lamenta morte de sindicalista no Amazonas
João Pedro lamenta morte do ex-deputado Eduardo Valverde
LUCENA LAMENTA MORTE DE JURISTA NA PARAÍBA
Saturnino lamenta morte do jurista José Luiz Bulhões Pedreira
Ministro lamenta morte do ex-jogador Pedro Rocha
Suplicy lamenta a morte de Pedro Ferreira, da Pastoral Carcerária