João Pedro pede transformação de reservas biológicas em extrativistas



O senador João Pedro (PT-AM) defendeu, em Plenário, a transformação das reservas biológicas em reservas extrativistas, como forma de compatibilizar as florestas e os rios com os seres humanos. Segundo informou, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realizou audiência pública, nesta quinta-feira (3), para discutir a situação dos moradores da Reserva Biológica Abufari, às margens do rio Purus, no município de Tapauá (AM).

O parlamentar explicou que a reserva foi criada por decreto-lei, em 1982, sem que as pessoas que lá viviam tivessem sido consultadas. Em seguida, informou que as reservas biológicas são a modalidade mais rígida de área de preservação, só podendo ser freqüentada com objetivo de pesquisa. João Pedro assegurou que as populações tradicionais não destroem a Amazônia; pelo contrário, preservam florestas e rios.

Além de líderes comunitários, participaram da audiência pública o prefeito Almino Albuquerque e o presidente da Câmara Municipal de Tapauá, vereador José Bezerra Guedes. Ambos se encontraram também com o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho.



03/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Pedro: problemas da Amazônia não se restringem a reservas e fronteiras

Ana Júlia elogia criação de reservas extrativistas

Especialistas discutem gestão das reservas extrativistas da Amazônia

CAE vota projeto que institui programa de reservas extrativistas

Arca das Letras entrega primeira biblioteca a reservas extrativistas no AM

Trabalhadores extrativistas ganham direito de uso de sete novas reservas