CAE vota projeto que institui programa de reservas extrativistas



O senador Delcidio Amaral (PT-MS) apresentou voto favorável à aprovação das 10 emendas apresentadas a seu substitutivo para o projeto de lei de autoria do ex-senador Odacir Soares que institui o Programa de Implantação das Reservas Extrativistas (PLS nº 108/1995), um dos 13 itens que a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) avalia na manhã da próxima terça-feira (4). As emendas foram apresentadas durante o turno suplementar de discussão.

O projeto tramita em caráter terminativo na CAE, ou seja, cabe à comissão a decisão final sobre o assunto, a não ser que requerimento assinado por pelo menos nove senadores peça sua votação em Plenário. O turno suplementar se faz necessário exatamente para que o novo texto do projeto (substitutivo) possa ser aperfeiçoado por emendas apresentadas pelos outros integrantes da CAE.

Também em caráter terminativo na comissão está o projeto de lei (PLS nº 142/2000) do senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) que determina a obrigatoriedade, tanto para o Sistema Único de Saúde (SUS) quanto para os planos e seguros privados de assistência à saúde, dos custos com transplantes de órgãos, tecidos e partes do corpo humano A matéria tem parecer favorável à sua aprovação, apresentado pelo relator, senador Mão Santa (PMDB-PI).

O projeto determina que o SUS deverá reservar -dotação orçamentária suficiente para a cobertura dos gastos provenientes dessa espécie de tratamento que somente sejam passíveis de realização em outros países-. Na justificação do projeto, Antero lembra estatísticas que indicam a existência no Brasil, em 1999, de 3,6 doadores para cada milhão de habitantes, taxa que chega a 10 por um milhão na Argentina e no Chile, 15 na Europa e 20 nos Estados Unidos.

Outro projeto (PLS 612/1999) cuja decisão final deve ser dada pela CAE é o que facilita aos clientes de seguradoras falidas que não tenham sido vítimas de sinistros a restituição do valor pago no período em que o bem ficou desprotegido, após decretada a liquidação ou falência da empresa pela lei atual, somente os clientes que tenham sido vítimas de sinistro têm preferência para o pagamento, garantido por reservas técnicas, fundos especiais ou provisões garantidoras das operações de seguro. O projeto iguala os direitos de ambos. De autoria do senador Ney Suassuna (PMDB-PB), tem voto favorável do relator na CAE, senador Jonas Pinheiro (PFL-MT).



31/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Júlia elogia criação de reservas extrativistas

Especialistas discutem gestão das reservas extrativistas da Amazônia

Arca das Letras entrega primeira biblioteca a reservas extrativistas no AM

Trabalhadores extrativistas ganham direito de uso de sete novas reservas

Reservas extrativistas na Amazônia recebem concessão de terras da União

João Pedro pede transformação de reservas biológicas em extrativistas