João Pedro propõe criação de universidade internacional na Amazônia
Ao considerar como causa relevante da situação desfavorável dos povos amazônicos no cenário nacional os equívocos cometidos pelo Estado Brasileiro no tratamento dos problemas da região, o senador João Pedro propôs em Plenário, nesta terça-feira (19), a criação da Universidade Internacional da Amazônia.
Segundo João Pedro, tal instituição de ensino, a ser desenvolvida com o aval dos países signatários da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), teria a tarefa fundamental de produzir novos conhecimentos que permitam o entrelaçamento dos saberes tradicionais às novas tecnologias, possibilitando o desenvolvimento sustentável da região.
- Os países amazônicos precisam de instituições científicase sociais articuladas na coesão das suas singularidades, com competência e legitimidade para dialogar com aquelas instaladas em outros continentes, mais precisamente nos chamados países desenvolvidos- disse.
Em sua opinião, o saber que se tem hoje sobre a região está pulverizado, e, por isso, indisponível para utilização imediata pelos povos que vivem no território amazônico.
19/02/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
João Pedro diz que universidade é fundamental para pesquisas da Amazônia
João Pedro apresenta no FSM projeto de universidade para a Pan-Amazônia
João Pedro volta a defender criação da Universidade Pan-Amazônica
João Pedro defende universidade dos países amazônicos e destaca realização do 1º Simpósio Amazônia
João Alberto propõe criação da Universidade Federal de Bacabal
João Pedro defende movimento internacional pela criação da Palestina