João Pedro saúda decisão de venezuelanos pela reeleição ilimitada



O senador João Pedro (PT-AM) elogiou em Plenário, nesta terça-feira (17), a realização na Venezuela, no último domingo, de referendo que garantiu o direito à reeleição ilimitada para vários cargos públicos, como prefeito, governador e presidente da República. Um dos maiores beneficiados pela decisão popular foi o presidente Hugo Chávez, que dirige o país desde 1999.

Criticando argumento contrário ao direito de reeleição, veiculado pela mídia de oposição no país, segundo o qual o presidente Hugo Chávez poderá se reeleger eternamente para o cargo que atualmente ocupa, João Pedro ponderou que a alteração constitucional, aprovada pelo povo, se aplica a todos os cidadãos venezuelanos.

- Eu quero lembrar aqui que a emenda constitucional é para todos, prefeitos, governadores e o presidente. O prefeito de Caracas é um prefeito da oposição. E se ele for um bom prefeito, ele merece ser reeleito - disse.

João Pedro defendeu ainda a aprovação pelo Senado da participação da Venezuela no Mercosul. Segundo ele, é importante que o Brasil, como liderança da América do Sul, respeite a decisão soberana do povo venezuelano e tenha com aquele país uma relação solidária e de integração.

Em apartes, Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Renato Casagrande (PSB-ES) manifestaram seu apoio ao pronunciamento de João Pedro. Inácio Arruda destacou o papel relevante desempenhado por Hugo Chávez na formulação e implementação de um projeto de desenvolvimento autônomo em seu país, responsável pelo resgate de grande parcela da população submetida por séculos a condições de vida miseráveis. Ele acrescentou que, no Brasil, o caminho da reeleição atualmente está consolidado.

Renato Casagrande considerou justo o pleito da Venezuela de participar do Mercosul, porém colocou-se contra mudanças das regras eleitorais no Brasil para permitir a eleição ilimitada para cargos do Executivo. Mão Santa também se manifestou contrariamente a reeleição indefinida no país, por entender que tal instituto fere o princípio democrático da alternância de poder.



17/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Pedro diz que PT tem complicador ideológico para decidir se apóia candidatura do PSB à reeleição em Manaus

João Pedro saúda a Petrobras por reconhecimento internacional

João Pedro pede que Justiça amazonense repense decisão de fechar comarcas

João Pedro comunica decisão do Diretório Nacional do PT sobre reforma política

João Pedro faz balanço dos 100 dias de Dilma e elogia decisão de prorrogar Zona Franca de Manaus

João Pedro: segunda representação contra Renan depende de decisão do Plenário sobre a primeira