João Pessoa sedia encontro de chefes de Unidades de Conservação
Até a próxima sexta-feira, João Pessoa (PB) sedia o III Encontro de Chefes das Unidades de Conservação (UC) vinculadas à Coordenação Regional 6 (CR-6) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O evento teve início na manhã desta segunda-feira (10) e tem como pauta temas como regularização fundiária, fiscalização, orçamento e outros assuntos ligados à gestão das UC federais.
O encontro reúne 32 gestores de UC de oito estados do Nordeste (Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Ceará). A coordenadora da CR-6, Carla Marcon, lembra que o encontro é o momento para debater as ações, planejamento e as experiências da rotina do trabalho. "Este evento é de suma importância, primeiramente para gerar união entre aqueles que trabalham com uma matéria tão importante como é a conservação do meio ambiente. E também para podermos nivelar entendimentos, principalmente relacionados às novas orientações vindas da direção do ICMBio" reforça.
Durante a programação, será apresentado para os chefes das UC, o cenário atual da CR-6 e um balanço sobre as autorizações de licenciamento realizadas pela coordenação. "Nós vamos passar alguns dados estatísticos mostrando o número de autorizações que tem sido feito por unidades de conservação e por áreas temáticas. Também vamos abordar aspectos da legislação aplicável e práticos de como tem funcionado o procedimento da autorização para o licenciamento", adianta o analista ambiental Valter Cabral.
Para Willian Brito, chefe da Floresta Nacional do Araripe, a expectativa é que até a próxima sexta-feira (14) sejam encontradas alternativas para superação de problemas. "Saber que os colegas lutam as mesmas lutas, defendem as mesmas causas e sofrem os mesmos problemas é a esperança de achar a solução. É um elemento motivador para cada um de nós que está aqui" finaliza Brito.
Fonte:
Instituto Chico Mendes
10/03/2014 15:31
Artigos Relacionados
João Batista protesta contra criação de unidades de conservação sem previsão orçamentária e estudos prévios
João Pessoa sedia primeiro seminário regional sobre Orçamento 2012 na próxima segunda
Expansão de unidades de conservação em RO é legal, diz AGU
Governo vai fazer concessão de unidades de conservação
Unidades de conservação do Bioma Caatinga são pesquisadas
Unidades de conservação federais ocupam 9% do território