João Batista protesta contra criação de unidades de conservação sem previsão orçamentária e estudos prévios



O senador João Batista Motta (PSDB-ES) protestou em Plenário, nesta quarta-feira (7), contra a criação, pelo governo federal, de unidades de conservação sem os devidos estudos prévios e previsão orçamentária, o que vem causando sérios prejuízos a pequenos proprietários rurais.

Segundo o senador, desde que o Executivo editou o Decreto 5.758/06, instituindo o Plano Nacional de Áreas Protegidas, os antigos proprietários não foram indenizados e atualmente têm dificuldade de sobreviver por estarem impossibilitados de produzir. Ele também criticou a falta de recursos financeiros e de pessoal do governo para fiscalizar as unidades de conservação.

João Batista Motta manifestou satisfação, porém, com parecer favorável do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, de Brasília, a agravo de instrumento movido pela Câmara de Vereadores de Caravelas (BA), contra o Ibama, suspendendo a criação da Reserva Extrativista de Cassurubá.

- Não sou contra a conservação e os cuidados com o meio ambiente. O crime está na maneira como está se procedendo a tais criações. São criadas zonas de conservação para impedir projeto agroindustrial, inviabilizando a vida de pequenos proprietários rurais, sob a falsa argumentação de estarem protegendo o meio ambiente - criticou.

Para João Batista Motta, o governo tem esquecido que a Constituição federal, em seu artigo 225, estabelece que todos têm direito ao meio ambiente equilibrado. Ele ressaltou que não se pode excluir desse equilíbrio o homem. O governo, afirmou, deve prover os meios parao convívio harmônico do homem com o meio ambiente.

O senador acusou o governo de ser refém de organizações não-governamentais (ONGs) internacionais e dos sem-terra, contribuindo, dessa forma, para o empobrecimento ainda maior da parcela mais pobre da população.

- O governo faz vista grossa a esse movimento que afronta o direito de propriedade e o estado de direito. Os agentes do governo, nos diversos cargos comissionados, pensam do mesmo jeito que pensam Bruno Maranhão, [João Pedro] Stedile e outros líderes de movimentos semelhantes - protestou o senador.

07/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Augusto Botelho protesta contra ampliação de unidades de conservação em Roraima

João Batista protesta contra portaria do Ibama que impede o aumento da produção de gás natural no ES

João Pessoa sedia encontro de chefes de Unidades de Conservação

CCJ APROVA CRIAÇÃO SISTEMA DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL

Projeto exige estudos prévios para construções em encostas

CCJ VOTA CRIAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA