João Ribeiro comemora reabertura de área de mineração em Serra Pelada



O senador João Ribeiro (PR-TO) comemorou a formalização, nesta terça-feira (27), de um acordo entre o Ministério das Minas e Energia (MME), a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) e a Cooperativa de Mineradores e Garimpeiros de Serra Pelada (Comigasp) para regularizar a exploração de uma área de garimpo de 85,11 hectares na região, localizada no Sudeste do Pará. A mineração em Serra Pelada está suspensa desde 1992.

De acordo com a Agência Brasil, esse acordo não significa a reativação do garimpo, mas a liberação da área para mineração por métodos industriais. Há estimativas sobre a existência de cerca de 20 toneladas de ouro ainda não exploradas no local. Ainda pelo acerto, os garimpeiros terão direito a todo o minério extraído nos 85,11 hectares cedidos em Serra Pelada, mas deverão repassar o calcário retirado à CVRD, que o utiliza na fabricação do ferro-gusa.

Além de destacar o feito, João Ribeiro pediu pressa na aprovação do projeto sobre o Estatuto dos Garimpeiros pela Câmara dos Deputados, observando que caberá à iniciativa "definir a vida desses bandeirantes que desbravaram o Brasil". Em aparte, o senador Edison Lobão (PFL-MA) observou que só no atual governo chegou-se a um consenso para aliviar o sofrimento dos garimpeiros e de suas famílias.

27/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lobão defende reabertura de Serra Pelada

Senado decreta devolução de área de Serra Pelada aos garimpeiros

João Ribeiro comemora liberação da Hidrelétrica São Salvador

João Ribeiro comemora ordenamento de padre do Tocantins

João Ribeiro comemora aniversário de Miracema do Tocantins

João Ribeiro comemora obras em trecho da BR 153 em Tocantins